Título: China polui mais
Autor:
Fonte: O Globo, 12/03/2008, Ciência, p. 32
Emissões de CO2 ultrapassarão reduções de Kioto em dois anos.
Dentro de dois anos, as emissões de gases do efeito estufa da China ultrapassarão, por uma larga margem, as reduções conseguidas por todos os países que assinaram o Acordo de Kioto. Usando dados fornecidos pelo governo chinês, pesquisadores da Universidade da Califórnia calcularam que até 2010 as emissões do país serão de pelo menos 600 milhões de toneladas de carbono sobre os níveis de 2000. Mas esse valor pode até dobrar, de acordo com o estudo.
Mesmo os números mínimos projetados pelos computadores são cinco vezes maiores do que os 115 milhões de toneladas em reduções que a Agência de Energia americana estima que serão atingidos pelos países signatários do Acordo de Kioto até 2010.
¿ O crescimento das taxas de emissões supera as nossas piores expectativas ¿ diz Maximillian Auffhammer, da Universidade da Califórnia, um dos autores do estudo. ¿ Isso significa que o objetivo de conseguir uma estabilização das emissões de CO2 na atmosfera será mais difícil do que o imaginado.
Governo cria o Ministério do Meio Ambiente
Para obter um panorama detalhado das emissões de CO2 na China, os cientistas trabalharam com números sobre a poluição fornecidos pelas províncias do país até 2004. Estimativas anteriores foram baseadas em dados gerais. Isso explicaria as diferenças nos resultados de outros estudos.
Segundo os cientistas, os cálculos anteriores indicavam que o país registrará um aumento anual entre 2,5% e 5% nas emissões de CO2. No entanto, a análise realizada por Auffhammer e seus colegas indica que na realidade o ritmo de crescimento anual de emissões de CO2 por parte da China é de pelo menos 11% no período citado.
Pelo Acordo de Kioto, a China é considerada um país em desenvolvimento e não tem metas obrigatórias de reduções, diferentemente das nações ricas, que tem cortes compulsórios por conta de anos de emissões acumuladas desde a Revolução Industrial.
Na Convenção do Clima das Nações Unidas, realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro, a China foi pressionada a reduzir suas emissões e aceitou participar das negociações em torno do sucessor do Acordo de Kioto, que expira em 2012.
A divulgação do relatório se dá alguns dias depois de o fundista etíope Haile Gebrselassie, dono da melhor marca da história ¿ 2h04m26s na maratona de Berlim, em 2007 ¿ ter declarado que não vai competir na maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim por causa da poluição no país.
¿ A poluição na China é uma ameaça à minha saúde ¿ disse ele, que é asmático.
Em resposta a Gebrselassie, o governo chinês reafirmou que a competição vai ocorrer em boas condições climáticas. Para reforçar isso, as autoridades anunciaram ontem a criação de um Ministério do Meio Ambiente.