Título: A mão de Deus salvou o programa
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 13/03/2008, O País, p. 9

Patrus faz discurso de candidato e anuncia revisão do cadastro de beneficiários.

BRASÍLIA. A solenidade de comemoração de quatros anos de existência do Ministério do Desenvolvimento Social, no quartel general do Exército, se transformou num claro ato de apoio ao ministro Patrus Ananias, um dos cotados para a sucessão presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade, conduzida por Lula, teve a presença de 16 ministros, três governadores e uma platéia de mais de 1.300 pessoas, a maioria beneficiária de programas sociais. Num discurso de candidato, Patrus agradeceu a Deus, que, segundo ele, salvou o Bolsa Família da sanha dos críticos do governo.

- Nos momentos mais difíceis a mão de Deus se manifestou de forma muito visível para salvar o Bolsa Família e o Ministério. Nossa Senhora também tem nos acompanhado - disse o ministro, arrancando aplausos da platéia.

Patrus anunciou 16 novas medidas para ampliar e consolidar os programas sociais do governo. Entre elas, a revisão, a cada dois anos do cadastro do Bolsa Família. A idéia é excluir da lista beneficiários que, nos últimos anos, aumentaram de renda e já não se enquadram mais nos critérios de concessão da ajuda. Com a depuração do cadastro, o governo abre vagas para outras famílias no programa.

Emocionado, Patrus disse que os benefícios sociais estão acima dos diretos ao lucro e à propriedade privada. Ele criticou duramente o fim da CPMF e a privatização da Vale, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Depois da solenidade, Patrus negou que seja pré-candidato do PT à Presidência e argumentou que é cedo para pensar no assunto. Para ele, o mais importante agora são as eleições municipais.

- Não considero essa questão. Eu não faço política pensando no degrau superior - disse o ministro.

O ministro foi tímido ao comentar uma possível candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Limitou-se a dizer que Dilma reúne todas as qualidades para exercer qualquer cargo público.

A dona-de-casa Joselita Jesus da Silva, com os cinco filhos, beneficiária do Bolsa Família, discursou elogiando os programas sociais. Moradores de Aracaju, ela e os filhos receberam passagens aéreas do ministério para ir à solenidade.