Título: TV Globo flagra espanhol sendo expulso no CE
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 13/03/2008, O País, p. 10
"Os atos da PF do Brasil são recíprocos aos da Espanha".
FORTALEZA. Um cinegrafista da TV Globo flagrou o espanhol Gerard Llobert, de 31 anos, sendo barrado no Aeroporto de Fortaleza, anteontem à noite, por não apresentar reserva de hotel nem dinheiro suficiente para o tempo de permanência no país, além do cartão de crédito. Llobert disse que pretendia passar 90 dias na Praia de Jericoacoara, mas voltou para casa.
A equipe de reportagem mostrou o momento em que o agente do setor de controle de passaportes pergunta ao turista sobre seu endereço de hospedagem. O espanhol entrega uma folha de papel apenas com o nome de Jericoacoara. O agente pergunta pelo nome do hotel. Com dificuldade para ser compreendido, o espanhol recebe a ajuda de outro espanhol, que tenta intervir, mas não consegue evitar a expulsão.
- O senhor vai voltar para o seu país porque não tem endereço fixo aqui no Brasil - diz o agente da imigração, que cita ainda a situação semelhante vivida por brasileiros na Espanha: - Os atos da Polícia Federal do Brasil são recíprocos aos atos da Polícia Federal da Espanha.
Segundo Thomas Wlassak, chefe do setor de migração da PF, o turista espanhol não poderia ficar no país sem comprovar a intenção da viagem.