Título: Teste será em 2008
Autor: D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 13/03/2008, Economia, p. 28

NOVA YORK. Lisa Schineller, diretora para America Latina da agência de risco Standard & Poor"s, comemorou com cautela a alta de 5,4% do PIB. Para ela, a economia do país surpreendeu positivamente em 2007, mas corre risco de desacelerar em 2008.

Marilia Martins

O crescimento do PIB brasileiro em 2007 superou as expectativas?

LISA SCHINELLER: Sim. Esperávamos cerca de 4,5%, e o desempenho da economia brasileira, sobretudo no último trimestre, foi melhor do que imaginávamos. O mais importante foi a forte dinâmica do mercado interno, os investimentos e o controle da inflação. A economia foi muito bem em 2007, mas temos dúvida sobre a sustentabilidade desse crescimento.

E para o ano de 2008?

LISA: Em 2008, a economia vai se defrontar com um cenário internacional diferente e menos favorável, por causa da recessão nos EUA. Prevemos uma expansão em torno de 4,5%.

O que o governo pode fazer?

LISA O Brasil está na direção certa. Mas ainda é preciso observar os gastos do governo.

Quando o Brasil terá o grau de investimento?

LISA: Ainda é difícil responder a esta pergunta. É possível que seja este ano, mas não é provável que isto aconteça. O Brasil ainda não demonstrou o quanto pode crescer enfrentando um cenário internacional desfavorável, e é isto que estamos observando com atenção agora.