Título: Tenho muita sorte
Autor: Paul, Gustavo; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 13/03/2008, Economia, p. 33
Presidente ressalta política de rigor fiscal
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou ontem de alentadores os dados do PIB e disse ter muita sorte por ser o mandatário do país num dos melhores momentos de sua economia nos últimos 26 anos. Diante de uma platéia de empresários e analistas, creditou parte do sucesso à "coragem de seu governo" na implementação, em 2003, de uma política de rigor fiscal e de aposta nas exportações. Mas reconheceu que, ao contrário de outros governantes, está tendo condições de colher os frutos de seus acertos.
- Vivo um momento muito importante do meu país. Tenho muita sorte, passei 30 anos fazendo oposição e outros governos não tiveram condições de viver esse momento. Espero eleger meu sucessor - afirmou o presidente, em seminário promovido pela britânica "The Economist".
Mas, num discurso de uma hora e 15 minutos, fez questão de frisar a palavra cautela para evitar ser cobrado no futuro. Mais cedo, em uma solenidade, Lula ironizou quem não acreditou no desempenho da economia brasileira:
- Está cheio de analistas econômicos que dão palpites. Hoje, de forma muito gostosa, para quem acreditou, o nosso PIB cresceu 5,4%. E, quando houver a revisão, vou falar, de público, aqui, vai ser mais de 5,4%. (Geralda Doca)