Título: Governo argentino multa Petrobras
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 13/03/2008, Economia, p. 36

Motivo alegado foi a falta de combustíveis nos postos.

BUENOS AIRES. O governo da presidente argentina, Cristina Kirchner, multou ontem a Petrobras pela falta de abastecimento de combustíveis em postos da estatal. Embora a informação tenha sido confirmada por fontes da Casa Rosada e divulgada por vários meios de comunicação, a empresa optou pelo silêncio.

Como fez com a Shell em várias oportunidades, o governo Kirchner aplicou a polêmica Lei de Abastecimento, vigente desde os anos 70, para multar a Petrobras. O montante que deverá ser pago não foi informado. No ano passado, as multas aplicadas à Shell alcançaram cerca de US$300 mil.

A Lei de Abastecimento argentina prevê multas e até a prisão de representantes de empresas denunciadas. A medida foi aplicada pela Secretaria de Comércio Interior, comandada por Guillermo Moreno, considerado uma espécie de ministro da Economia nas sombras. Ele é o funcionário mais questionado do governo, por sua política de pressionar as empresas para evitar a escalada da inflação. Artífice de todos os acordos para congelar preços, é o encarregado de negociar com empresários e de administrar o Indec (o IBGE argentino) - acusado de manipular estatísticas.

A escassez de combustíveis foi denunciada pelo ministro do Planejamento, Julio De Vido:

- O governo não vê motivo para que falte sequer um litro de combustível no país. As companhias petrolíferas têm a obrigação de explorar, produzir e abastecer o mercado.