Título: Lula recebe Serra no Planalto e lhe dá carona no avião presidencial
Autor: Jungblut, Cristiane; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 14/03/2008, O País, p. 8

Em clima cordial, presidente e governador de SP discutem parcerias.

BRASÍLIA. Enquanto governo e oposição vivem mais um momento de tensão no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), se encontraram ontem, no Palácio do Planalto, em clima de cordialidade. Tanto que Serra aceitou o convite de Lula e voltou para São Paulo no avião presidencial.

Serra pediu a audiência com o presidente para tratar de questões administrativas do estado e teve tratamento preferencial: foi recebido por Lula e uma comitiva de quatro ministros. A principal demanda de Serra foi em relação às obras federais nos aeroportos de Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas). Também tratou da privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Lula chamou ao gabinete os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Nelson Jobim (Defesa) e Edison Lobão (Minas e Energia). Segundo participantes do encontro, Serra, preocupado com a Copa de 2014, quer o apoio do governo para acelerar as obras nos aeroportos. Lula determinou a Jobim que dê prioridade absoluta a essas obras.

Na área de energia, Serra quer acelerar os estudos em relação à privatização da Cesp. Ficou acertado que técnicos dos governos federal e estadual vão aprofundar as discussões nas próximas semanas.

O clima foi cordial, com Lula e Serra fazendo brincadeiras. Mas eles tiveram o cuidado de esperar a saída dos fotógrafos do gabinete presidencial para começar a conversa. Lula ficou em silêncio enquanto os fotógrafos registravam o encontro. Depois, segundo relato de um dos presentes, ficou mais à vontade e não perdeu a oportunidade de cutucar o partido de Serra, que comanda a obstrução no Senado.

- Serra, o pessoal do PSDB podia ajudar mais, né? - disse Lula, recebendo apenas um sorriso de Serra.