Título: Juro ao consumidor voltou a subir em fevereiro e atingiu 7,25% ao mês
Autor: D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 14/03/2008, Economia, p. 22

Taxa se iguala à de julho. Alta do IOF após fim da CPMF pesou, diz Anefac.

SÃO PAULO. Repetindo o movimento iniciado em janeiro, bancos, financeiras e redes de varejo voltaram a aumentar as taxas de juros das operações de crédito no mês passado. Pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que a taxa média dos financiamentos para a pessoa física subiu 0,28% no mês, enquanto a do crédito para as empresas aumentou 0,49%. Assim, os juros médios passaram a 7,25% ao mês (ou 131,62 anuais) e 4,13% (62,52% ao ano), respectivamente, para consumidores e empresas.

Embora os aumentos pareçam pequenos, a Anefac constatou que, com as duas altas deste ano, a taxa média do crédito ao consumidor já voltou aos níveis de julho do ano passado, e a das empresas aos de junho.

- As taxas vinham caindo mês a mês, mas o processo foi interrompido em janeiro e já voltamos aos patamares de juros de antes da interrupção dos cortes na taxa básica (Selic) - observou o coordenador da pesquisa e vice-presidente da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira.

Para ele, a alta dos juros se deve ao pacote fiscal do governo para compensar o fim da CPMF, que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). As incertezas sobre a economia americana e o aceno do governo de que uma elevação da Selic não está descartada são fatores que, segundo o economista, também podem estar influenciando as decisões de elevação das taxas desde já.

- Esses são os fatores por trás dos aumentos nos juros, mas deve-se ressaltar que as altas só são possíveis porque a demanda por crédito continua muito aquecida.