Título: A escala do perigo
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 01/05/2009, Mundo, p. 16

A Secretaria de Saúde do DF aguarda o resultado dos exames de um paciente internado desde ontem Hospital Naval de Salvador (BA) e mantido sob observação, com quadro de virose respiratória. Trata-se de um adido militar canadense residente em Brasília, cujo nome não foi revelado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica baiana, o militar viajou recentemente à Cidade do México, de onde voltou na quinta-feira da semana passada, desembarcando em Brasília. Esse é o quarto caso que está sendo monitorado na Bahia.

A subsecretária de Vigilância à Saúde do DF, Disney Antezana, diz que só tomará alguma medida depois de ter informações oficiais sobre o estado de saúde do adido canadense. Caso seja enquadrado no critério de ¿forte suspeita¿, serão adotados procedimentos de controle, ¿no sentido de informação e monitoramento¿. O militar foi colocado em uma área isolada do hospital de Salvador enquanto são feitos exames laboratoriais para que seja determinado o diagnóstico.

Nos outros três casos monitorados na Bahia, os pacientes já receberam alta hospitalar e estão em internação domiciliar enquanto são concluídos os resultados dos exames para detecção da gripe suína. O Ministério da Saúde não confirmou se o caso do militar está entre as estatísticas divulgadas no fim da tarde de ontem. Isso só será possível hoje, após a reunião do comitê gestor.

-------------------------------------------------------------------------------- Postos superlotados

Ullisses Campbell

São Paulo ¿ Na maior capital do país, o medo da gripe suína leva uma legião de pacientes aos postos de saúde e às farmácias para a compra de máscaras. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, garçons e atendentes de lojas frequentadas por mexicanos usam o acessório desde terça-feira. Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, os médicos de plantão no posto de saúde passaram o dia de ontem atendendo a pacientes com coriza e resfriado. ¿O tempo esfriou em São Paulo e qualquer espirro as pessoas já pensam em gripe suína¿, contou o médico Rômulo Gonçalves.

Houve corrida por consultas médicas também em Santo André, no ABC Paulista. A dona de casa Soraya de Jesus Maia, 44, hospedou-se na zona rural da cidade e levou a família inteira ao hospital porque havia mexicanos no mesmo hotel. Ela conta que dois filhos, um de 15 e outro de 14 anos, amanheceram gripados ontem. ¿Fiquei com medo porque o mais velho começou a ter febre¿, disse. Os médicos que atenderam os adolescentes concluíram que eles ficaram resfriados após passarem o dia na piscina.

Segundo o médico Renato Cataldo, do posto de saúde de Heliópolis, zona sul de São Paulo, muita gente que tem o hábito de comer carne de porco procurou o hospital com medo de contrair a doença. ¿Esse é um dos maiores mitos sobre a gripe suína. A ingestão desse tipo de alimento não tem nada a ver com o surto¿, disse. ¿Não vejo motivo para pânico nem para corrida aos postos¿, diz o infectologista Agostinho Maiorana, da Secretaria de Saúde.

Balanço Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disse que há 10 pacientes internados provenientes de áreas afetadas ou que estiveram em situações consideradas de risco. Desses, apenas um caso preenche os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e é tratado como suspeito de ter o vírus da doença. Os demais são monitorados por precaução. O caso suspeito é o de um homem de 28 anos, que esteve na Cidade do México entre os dias 12 e 26 de abril. Ele é medicado no Hospital Emílio Ribas. Os resultados preliminares dos exames do paciente suspeito deverão ficar prontos na próxima semana. O governador José Serra (PSDB) garantiu ontem que São Paulo tem estrutura para enfrentar casos de gripe suína.