Título: Mais alerta no aeroporto
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 01/05/2009, Mundo, p. 16

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, de Brasília, intensificou a frequência dos avisos aos passageiros sobre a gripe A (H1N1) ¿ que até a manhã de ontem era chamada de gripe suína. Os anúncios sonoros com informações emitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são repetidos a cada 20 minutos, em vez de a cada uma hora, como na quarta-feira. Nos aparelhos de tevê espalhados pelo terminal, também são transmitidas informações do Ministério da Saúde, com intervalos de cinco a 10 minutos.

Os folhetos explicativos fornecidos pela Anvisa continuam a ser entregues dentro dos aviões aos passageiros com destinos internacionais. Até a tarde de ontem, as pessoas que vieram no voo da TAP, que chegou a Brasília às 15h56, não sabiam que a gripe suína havia mudado de nome. Tanto os avisos sonoros quanto o informe televisivo do aeroporto, até as 17h, continuavam a denominar a gripe como suína, em vez de A(H1N1), conforme alteração feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ana Luíza de Oliveira, de 52 anos, voltou de Bilbao, na Espanha, em voo que partiu de Lisboa, em Portugal. Ela usou uma máscara cirúrgica durante toda a viagem para se prevenir da contaminação. ¿Foi minha a decisão de viajar de máscara, para me proteger. Além de mim, no voo tinha mais uns três passageiros usando¿, afirmou.

Ana Luíza foi a única pessoa até agora, dos voos de Portugal para Brasília, a usar máscara cirúrgica até chegar ao saguão do aeroporto. ¿Com essa gripe eu fiquei um pouco com receio de viajar, ainda mais quando vi que tinha muita gente tossindo e espirrando dentro do avião¿, admitiu.

Questionada se estava bem informada sobre a gripe A(H1N1), a passageira disse que recebeu muitas notícias e explicações sobre o assunto, o que considerou positivo. ¿A televisão, os jornais, a TV a cabo, as revistas, o rádio, toda a mídia nos informa bastante. Mas nos aeroportos de lá (de Portugal) não nos deram informação nenhuma, nada mesmo¿, criticou.

-------------------------------------------------------------------------------- Cartilha

Saiba identificar

Febre alta repentina (maior que 38ºC) e tosse. A pessoa também pode ter dor de cabeça, dificuldade respiratória e dores musculares e nas articulações

Os sintomas precisam estar associados a viagem a regiões afetadas ou contato com pessoas que moram ou estiveram nessas áreas

O período de incubação do vírus é de 10 dias. Só então surgem os sintomas da gripe

Precauções

Lave as mãos com água e sabão antes de comer e depois de tossir, espirrar ou usar o banheiro

Evite tocar os olhos, o nariz ou a boca após contato com superfícies

Use lenço de papel descartável

Proteja com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Evite aglomerações e ambientes fechados

Mantenha a sua casa arejada, recebendo luz solar

Tenha alimentação balanceada, com ingestão de líquidos e pratique atividade física

Ao viajar

Fique atento às medidas preventivas recomendadas pelas autoridades dos países afetados

Use máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a estadia

Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar

Evite locais com aglomeração de pessoas e contato direto com pessoas doentes

Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal

Lave as mãos frequentemente com sabão e água

Se ficar doente, procure assistência médica e informe a história de contato com doentes e o roteiro de viagens recentes a esses países

Não use medicamentos sem orientação médica

Ajuda no DF

Mais informações no Disque Saúde: 0800- 61 1997

No site do Ministério da Saúde, há um link com todas as informações sobre a Gripe A. O endereço é www.saude.gov.br. No lado direito da página, tem um banner escrito influenza A (H1N1). É só clicar nele.

A Secretaria de Saúde atende nos telefones 3905-4643, 3322-1590 e 3905-4639