Título: Em SP, PT vai tentar explorar o sucesso de Lula
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 16/03/2008, O País, p. 9

Estratégia eleitoral é mostrar que governos petistas fazem diferença.

SÃO PAULO. Com muitas críticas às políticas e ações dos governos tucano no estado, e do DEM na prefeitura paulistana, o PT de São Paulo já traçou pelo menos uma estratégia para as eleições municipais deste ano: pegar carona no sucesso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o presidente nacional do PT, o deputado Ricardo Berzoini (SP), que participou ontem de um seminário estadual que discutiu ações para enfrentar os tucanos, ¿o partido precisa ter habilidade e competência¿ para mostrar a ligação da boa gestão federal com as gestões municipais.

¿ O planejamento político-eleitoral para este ano deve ser feito tendo em vista o momento muito positivo para o PT em função do desempenho do governo Lula. Temos que ter habilidade e competência para mostrar a conexão entre as boas gestões do PT nos municípios e o potencial do governo federal ¿ disse.

Para o secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP), o governo Lula mostra o ¿êxito do modo petista de governar¿.

¿ Temos condições de mostrar com clareza os êxitos do governo Lula. O governo Lula é aplaudido por toda a sociedade. Isso fortalece a idéia do modo petista de governar, mostra para os brasileiros que o PT no governo faz a diferença ¿ disse Cardozo, que também participou do seminário.

¿Marta é a melhor para o PT na Prefeitura de São Paulo¿

Berzoini garantiu que não há divergência no partido em relação à candidatura de Marta Suplicy à Prefeitura de São Paulo. Mas disse que o PT ainda aguarda o comunicado oficial da ministra do Turismo.

¿ Não há polêmica em relação à candidatura. Todos nós temos a avaliação de que é a melhor candidatura para o PT na Prefeitura de São Paulo. Mas depende do comunicado oficial, que ela não fez e que aguardamos que seja feito até para organizar o processo em São Paulo ¿ disse Berzoini.

O presidente do PT reconheceu que o momento é bom para a candidatura petista em São Paulo em função da divisão entre parte do PSDB, que apóia a candidatura do ex-governador Geraldo Ackmin, e o DEM, que quer reeleger o prefeito Gilberto Kassab.

¿ Quando os adversários estão desunidos, é melhor para quem está montando uma estratégia eleitoral. Mas não podemos contar com isso. É preciso discutir programa de governo, discutir um diagnóstico da cidade, verificar quais foram os retrocessos que ocorreram depois da saída da Marta da prefeitura e onde o atual governo está conseguindo acertar. Ficar discutindo apenas os adversários é perder tempo ¿ disse.