Título: Plantações de coca andina encontradas no Amazonas
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 16/03/2008, O País, p. 12
Exército e Polícia Civil localizam no Brasil, pela primeira vez, a planta que produz droga cara e poderosa.
TABATINGA (AM). Uma operação conjunta do Exército e da Polícia Civil do Amazonas encontrou pela primeira vez plantações de coca andina na planície amazônica. A Operação Cocada Verde localizou diversas pequenas plantações de até quatro hectares ao longo de 150 quilômetros do Rio Javari, na fronteira entre Brasil e Peru, e um pequeno laboratório para refino.
O delegado-geral de polícia do Amazonas, Vinícius Diniz, explicou que as mudas são transgênicas ou foram modificadas geneticamente ao longo do tempo para se adaptarem às condições brasileiras. Até então, haviam sido encontradas apenas plantações de epadu, a chamada coca brasileira, na planície amazônica. No total, as plantações podem chegar a 150 hectares.
¿ Os traficantes plantam pequenas áreas para não serem pegos pelos satélites ¿ explicou o delegado.
Ninguém foi preso durante a operação, que não tem data para terminar.
Satélites ajudaram a localizar plantações
Segundo o comandante do 8º Batalhão de Infantaria da Selva, coronel Antonio Elcio Franco Filho, a coca foi encontrada com auxílio de satélites a partir de informações do setor de inteligência da Polícia Civil.
¿ Foi um fato inédito e nos surpreendeu ¿ disse ele, explicando que equipes do Exército percorrem a área entre Tabatinga e o Pelotão de Selva de Estirão do Equador, às margens do Javari, para localizar e erradicar as plantações. Um contingente fica numa balsa na beira do rio para controlar o tráfego de embarcações.
Além das mudas, muitas delas escondidas sob lavouras de mandioca e abacaxi, foi encontrado um barraco com galões de ácido sulfúrico, cal, cimento, descongestionante nasal e agrotóxicos usados na plantação e no refino da droga.
Segundo o delegado Diniz, isso prova que o uso do território brasileiro para a produção de coca andina (com mais poder e valor econômico do que o epadu) acontece já há algum tempo.
¿ Com toda a certeza essas plantações já foram colhidas e produziram droga ¿ disse.
O coronel Elcio lembrou que muitas vezes a população ribeirinha e até indígenas são usados pelos narcotraficantes para plantar a droga:
¿ São os inocentes úteis.