Título: Assunto divide até mesmo a população turca
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 16/03/2008, O Mundo, p. 36

Analistas dizem, porém, que país tem orientação ocidental.

ISTAMBUL. Os defensores da entrada da Turquia na UE acenam com uma promessa de estabilização nas relações entre o Ocidente e o mundo muçulmano. Mas o ¿não¿ ainda é a resposta na ponta da língua da maioria dos países da UE ¿ a última grande pesquisa, de 2005, revelou que apenas 35% das populações do continente eram favoráveis à Turquia no bloco.

¿ A religião é um aspecto crucial que alimenta as opiniões hostis em relação ao projeto europeu da Turquia ¿ explica Fadi Hakura, analista da Chatham House, think-tank em Londres.

Os principais oponentes ao projeto são Alemanha, Áustria e França e países escandinavos ¿ não por acaso alguns das nações com maior população de imigrantes turcos. O Reino Unido, a Itália e Espanha fazem a contrapartida.

A questão parece dividir os próprios turcos, com a mais recente pesquisa mostrando apoio pouco maior que 50%. Segundo Hakura, a diferença foi mais uma resposta patriótica às reações negativas nos países da UE do que um aumento significativo da minoria que vê Bruxelas como ameaça à soberania.(F.D.)