Título: Pelé ironiza crise com a Espanha
Autor:
Fonte: O Globo, 15/03/2008, O País, p. 12

Ao lado de empresário espanhol, rei chama situação de `ridícula¿.

SÃO PAULO e MADRI. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, se referiu ontem com ironia ao conflito migratório entre Espanha e Brasil e, ao lado do presidente do Banco Santander, o espanhol Emilio Botín, disse que chegou a duvidar que ele pudesse desembarcar em São Paulo:

¿ Estava preocupado porque talvez não deixassem o Emilio entrar no Brasil ¿ ironizou.

O ex-jogador disse que é hora de pôr fim ao conflito, que ¿é tão ridículo que não se entende¿. Pelé foi apresentado ontem como novo embaixador do Banco Santander, patrocinador da Copa Libertadores da América.

Caiu a menos da metade o número de brasileiros barrados diariamente na Espanha: 25 na segunda, 22 na terça, 12 na quarta e nove na quinta. Mas os espanhóis não parecem confiar que o Brasil relaxará o controle. O jornal ¿El País¿ dedicou meia página a uma matéria sobre o martírio que se avizinha para muitos turistas que escolheram o Brasil como destino nesta Páscoa, titulada ¿Calvário de Semana Santa para os espanhóis no Brasil¿. A agência de viagens espanhola Viajesabrasil.com, dedicada exclusivamente a pacotes turísticos para o Brasil, já registrou queda nas vendas.

¿ Na Semana Santa, o Brasil é um destino que costuma interessar muito ao espanhol. Mas as pessoas escutam as notícias e ficam inseguras. Nesta última semana, estamos vendendo bem menos. Eu calculo que a queda deve ser de cerca de 40% ¿ disse ao GLOBO o gerente da agência, Francisco Orden.

O Ministério de Assuntos Exteriores espanhol avisa em seu site que ¿as autoridades brasileiras estão aplicando com rigor o controle de imigração em seus aeroportos internacionais¿, e recomenda informar-se sobre os documentos exigidos.