Título: Empresas laranjas
Autor: Brito, Ricardo; Rocha, Marcelo
Fonte: Correio Braziliense, 02/05/2009, Política, p. 2

João Carlos Zoghbi teria usado laranjas em mais de uma empresa que intermediou negócios entre bancos e o Senado. Além da Contact Assessoria de Crédito, a BM Assessoria e a BC Assessoria também têm como sócia a ex-babá do servidor, Maria Izabel Gomes, de 83 anos. A exemplo da Contact, a BC e a BM atuam como correspondentes bancárias e negociaram crédito consignado para servidores da Casa. Os detalhes sobre essas novas empresas foram revelados na edição deste fim de semana da revista Época.

De acordo com a reportagem, em 2007, o banco Finasa/BMC ¿ um dos braços do grupo Bradesco que atua com empréstimos consignados no Senado ¿ contratou os serviços da BC Assessoria. Outra empresa da babá, a BM Assessoria, foi contratada pelo Bancred em 2007. Naquela ocasião, o controle do Bancred era dividido entre o Banco Cruzeiro do Sul e o Unibanco.

Mesmo afastado do cargo, o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia não se livra dos escândalos. O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse ontem que poderá abrir sindicância para investigá-lo. À Época, Zoghbi afirmou que Agaciel seria sócio de empresas terceirizadas que têm contrato com o Senado, além de existir corrupção nas contratações em várias áreas da Casa.