Título: O que você tem a ver com a corrupção?
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 17/03/2008, O País, p. 4

Movimento lançado pelo Ministério Público conta com o apoio de atores.

BRASÍLIA. A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) lançou ontem a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", com o objetivo de envolver os brasileiros no combate a este mal. Será distribuída uma cartilha em escolas e locais com alta circulação de pessoas explicando que a corrupção existe em vários níveis e, por isso, todos podem colaborar para o fim dela. O movimento conta com a adesão de juízes, empresas e celebridades. Marcaram presença no evento, ontem, os atores Murilo Rosa, José Wilker e Milton Gonçalves.

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, alertou para a importância de se denunciar ilegalidades à polícia e ao Ministério Público - os dois principais órgãos de investigação do país. Para ele, pequenos gestos podem fazer a diferença na mudança da mentalidade de quem tem necessidade de obter vantagens ilícitas.

- A corrupção tem que ser vista não como uma coisa alheia. O grande ato de corrupção começa com pequenos atos, como furar a fila e lucrar no troco. Esses pequenos atos criam uma mentalidade corrupta. É preciso acabar com eles - disse Bandarra.

- Não podemos mais fechar os olhos para a corrupção desenfreada - afirmou o presidente da Conamp, José Carlos Cosenzo.

Murilo Rosa explicou que, quando foi convidado para integrar o movimento, a primeira reação foi negar. Depois, disse, pensou melhor e resolveu aderir. Concluiu que falta engajamento na sociedade:

- A única forma do país crescer é combatendo a corrupção. Com todo mundo roubando, não dá, não tem como. Todos os cidadãos deveriam cobrar mais. Falta indignação ao povo brasileiro. As pessoas agüentam caladas - disse Rosa.

- Cada um de nós é responsável por coibir o que acha que está errado. Não posso me calar diante de um ato que considero desonesto, senão também estarei sendo desonesto - completou Wilker.

Como parceira da campanha, a TV Globo exibe desde janeiro uma inserção convocando a população para protestar contra atos de corrupção. Em julho, um novo filme deverá ir ao ar com a participação do ator Lázaro Ramos. Também estão previstas passeatas, shows, peças de teatro e um concurso para alunos de escolas públicas e particulares. O Ministério da Educação deverá apoiar a iniciativa.