Título: PSOL embola disputa pelo voto de esquerda no Rio
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 17/03/2008, O País, p. 5

Lançamento da pré-candidatura de Chico Alencar, seis dias depois de Gabeira, divide mais o bloco que tem Jandira e Molon.

O deputado Chico Alencar (PSOL) lançará hoje, às 14h, na sede do diretório regional, na Lapa, a sua pré-candidatura à Prefeitura do Rio. A presença da ex-senadora e presidente nacional do partido, Heloísa Helena, foi confirmada pelo parlamentar. O anúncio será feito seis dias depois de o PV lançar, em aliança com o PSDB e o PPS, o nome do deputado Fernando Gabeira, dividindo ainda mais a disputa pelo eleitorado de esquerda com os pré-candidatos Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (PT).

- Minha proposta de governo será de recuperar a idéia de poder público. A prefeitura precisa voltar a existir. O Cesar Maia é um prefeito virtual - disse Chico Alencar.

Diferentemente de Gabeira, cuja coligação já foi fechada, Alencar disse que ainda está conversando com PCB e PSTU. No encontro de hoje, ele apresentará um diagnóstico sobre os problemas do Rio.

- O problema não é a favela, que foi uma solução de má qualidade para a falta de políticas de habitação. A prefeitura precisar ser um braço social nas comunidades mais pobres - afirmou ele, referindo-se a Gabeira, que, se for eleito, disse que conteria a expansão das favelas e iria procurar obter o compromisso das comunidades em torno do que chamou de "princípio da gafieira": quem está dentro não sai, quem está fora não entra.

Alencar disse que fará uma campanha pedagógica para atrair a população e transparente com os gastos eleitorais. O deputado afirmou que atuará como militante.

- Não teremos recursos e nem a máquina do governo. Isso me dá independência para questionar os governos municipal, estadual e federal. Será uma campanha com a militância nas ruas. Não vou pagar nenhum cabo eleitoral - garantiu o deputado.

Secretária vai formalizar pré-candidatura em abril

No Rio, a eleição municipal provocará uma disputa acirrada entre candidatos de esquerda que concentram votações na Zona Sul da cidade. Além de Gabeira e Chico Alencar, a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Feghali (PCdoB), que formalizará a pré-candidatura em 5 de abril, e o deputado estadual Alessandro Molon (PT) também fazem parte desse bloco.

Alencar, no entanto, disse que a eleição está aberta.

- Não vou aceitar essa barreira geográfica de que o voto mais ideológico está na Zona Sul. O pensamento progressista terá mais espaço - destacou ele, que, no último fim de semana, participou de encontros do PSOL na Penha, Zona Norte, e em Campo Grande, Zona Oeste.

Já Gabeira não acredita em uma polarização entre esquerda e direita. Segundo o deputado, os eleitores estarão preocupados em analisar as propostas dos candidatos.

- Os eleitores vão analisar as propostas de governo e a repercussão em suas vidas - disse o parlamentar.

Jandira, por outro lado, afirmou que não perderá votos da classe média da Zona Sul.

- Vou manter o meu eleitorado. Na campanha para o Senado, 35% dos meus votos foram em Santa Cruz. Esse é um diferencial - apostou ela.

Molon, que disputa a indicação do PT com Vladimir Palmeira, garantiu não se preocupar com disputa da esquerda:

- Minha candidatura representará a parceria entre município, estado e União.