Título: Lula diz que faz revolução no ensino universitário
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 18/03/2008, O País, p. 8

Presidente afirma que serão criadas 800 mil novas vagas no ensino superior até 2012.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, no programa semanal de rádio "Café com o presidente", que está fazendo "uma pequena revolução" no ensino universitário. Segundo ele, até 2012 dois programas do governo - Prouni e Reuni - deverão criar 800 mil novas vagas no ensino superior, ampliando o acesso dos jovens brasileiros às universidades:

- Nós estamos fazendo uma pequena revolução na educação universitária no Brasil.

O presidente disse que a adesão de 53 reitores de universidades federais ao Reuni - programa que aumenta de 12 para 18 o número de alunos por sala de aula - é um "fato inédito e extraordinário". A adesão foi selada semana passada, no Planalto. Segundo Lula, com o Reuni, serão mais 100 mil alunos nas universidades este ano.

- O que nós queremos é ampliar o acesso à educação superior - disse.

Lula afirmou ainda que o Prouni - programa que dá bolsa de estudos para alunos carentes nas faculdades particulares - atende 310 mil estudantes. Destes, 60 mil deverão se formar este ano. O presidente disse que serão 400 mil alunos do Prouni até 2010 e outros 400 mil do Reuni até 2012.

- Significa quase 800 mil alunos a mais. É uma coisa extraordinária. E um caminho para que quem vier depois de nós dê seqüência, e o Brasil possa recuperar o tempo em que colocar dinheiro na educação era tido como gasto, e não como investimento. Agora, queremos que as pessoas compreendam que investir em educação é o melhor, o mais importante investimento que o Estado pode fazer.

O presidente disse que, paralelamente ao ensino superior, o governo também está cuidando da educação básica, e citou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que inclui 40 ações do governo federal, de construção de creches até bolsas de pós-doutorado. Ressaltou ainda que o governo está investindo no ensino profissional:

- Essa é uma coisa importante, porque é qualificar o nosso jovem para um país que tem a sua economia crescendo.

Segundo Lula, até o fim de 2008 serão criadas 214 escolas técnicas, num total de 500 mil vagas. Hoje, são 140 escolas técnicas, com 160 mil vagas. Ele convocou a população a acompanhar a construção das novas escolas e disse que já autorizou a abertura de concurso.