Título: Otan põe Mitrovica sob lei marcial
Autor:
Fonte: O Globo, 19/03/2008, O mundo, p. 29

ONU diz que violência no Kosovo foi orquestrada com apoio de Belgrado

MITROVICA e PRISTINA, Kosovo. O comando da força da paz da Otan (KFOR) no Kosovo pôs ontem Mitrovica sob lei marcial e intensificou o patrulhamento no enclave sérvio no norte do país. A medida foi tomada um dia após os violentos distúrbios que obrigaram a polícia da ONU a bater em retirada, resultando em mais de 150 pessoas feridas e um policial da organização morto. Soldados franceses, belgas e espanhóis em blindados garantiram a segurança da área norte da cidade. Já 150 soldados americanos foram deslocados para patrulhar a região sul de Mitrovica, de maioria albanesa.

O clima ainda era tenso na cidade, após o maior conflito desde que a maioria albanesa declarou sua independência em relação à Sérvia, com suporte de vários países ocidentais. Com apoio da Rússia, a Sérvia rejeitou a declaração de independência, classificando-a de ilegal.

Japão e Canadá reconhecem independência do Kosovo

Autoridades ocidentais acusaram ontem Belgrado de ter estimulado os distúrbios em Mitrovica. Uma alta fonte da ONU disse que a missão está investigando a crescente influência de estruturas paralelas de segurança da Sérvia em Mitrovica.

Os tumultos de segunda-feira, no qual foram usadas armas automáticas e granadas de mão pelos manifestantes, resultaram na morte de Ihor Kinal, de 25 anos, um policial ucraniano que servia na ONU. O policial morreu de ferimentos causados por estilhaços de granada.

A violência começou após uma operação da ONU para retomar um tribunal local, que havia sido invadido por manifestantes sérvios na semana passada. Segundo a ONU, a polícia sérvia participou da invasão.

¿ Das 40 ou mais pessoas que ocuparam o prédio, algumas foram identificadas como membros do Ministério do Interior sérvio ¿ acusou o diplomata Larry Rossin, vice-chefe da missão da ONU no Kosovo. ¿ Está claro para nós que a violência foi orquestrada. E sabemos quem foi o responsável.

Outras autoridades da ONU disseram que os sérvios estavam planejando invadir uma delegacia próxima ao tribunal, em mais uma afronta à autoridade da ONU e da Otan na região.

Ontem, os governos do Japão e do Canadá reconheceram a independência do Kosovo em relação à Sérvia.