Título: Brasil pede ajuda à UE na crise com Espanha
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 18/03/2008, O País, p. 10

Lula discutirá deportações com presidente da União Européia; espanhóis podem tentar exigir visto de brasileiros

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da União Européia, o português José Manuel Durão Barroso, discutirão amanhã, em Brasília, soluções para a crise entre Brasil e Espanha em razão das deportações ocorridas nos dois países. Embora Barroso não possa interferir diretamente no caso, a expectativa do governo brasileiro é que o presidente da UE exerça sua influência para evitar que a crise ganhe proporções ainda maiores.

Especula-se até que a Espanha poderia passar a exigir visto para a entrada de brasileiros, embora essa possibilidade tenha sido negada. Fontes da área diplomática dizem que é bastante complicada, mas não impossível, a exigência do visto. A Espanha teria de propor a medida aos demais membros da União Européia, ou seja, não poderia tomar uma decisão unilateral.

- As regras são comuns dentro do bloco e, portanto, não há como a Espanha decidir sozinha - disse o embaixador João Pacheco, representante da UE.

Brasil adotaria visto para espanhóis também

Pessoas próximas a Lula disseram que o tema estará na pauta do encontro com Durão Barroso. Se a Espanha der um passo na direção de exigir o visto, terá como resposta a reciprocidade do Brasil, que também passaria a exigir o documento dos espanhóis. A medida, lembraram autoridades, seria prejudicial aos empresários espanhóis, que estão entre os maiores investidores no Brasil e, por isso, vêm com freqüência ao país a negócios. Se depender dos demais integrantes da UE, na avaliação das fontes, os espanhóis dificilmente conseguirão atingir esse objetivo. Afinal, são 15 os associados ao bloco.

Um quadro mais claro a respeito do futuro das relações Brasil-Espanha só será conhecido semana que vem, em reunião entre representantes dos governos dos dois países, em Madri. Autoridades espanholas, porém, já vêm avisando que não pretendem mexer nas regras para o ingresso de não-europeus.

Ontem, o ministro de Interior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, em entrevista à Rádio Nacional da Espanha, admitiu que possa haver excessos no controle, mas informou que o rigor continuará. Perguntado se haveria uma crise com o Brasil, ele afirmou que há uma reclamação das autoridades brasileiras, que dizem que nos últimos tempos mais brasileiros não conseguem entrar na Espanha.

- Não podemos permitir, como porta da Europa ou sendo o país que somos, que alguém venha dizendo que pretende fazer turismo com apenas 50 euros - afirmou à rádio. -Todos sabem que com 50 euros no bolso, ou sem passagem de volta, uma pessoa não vem fazer turismo. Vem para ficar ilegalmente, e nós temos que controlá-lo.

Para o ministro, pode haver problema de informações e distorções, e é preciso corrigi-los. Segundo ele, algumas normas foram mudadas recentemente.

- Embora nos esforcemos a explicá-las aos cidadãos de diferentes países, principalmente ibero-americanos, pode ser que haja ainda algumas pessoas que não as conheçam. Não vou dizer que não haja problemas em algumas fronteiras, que não haja alguma ação de algum policial que não esteja acertada, e é verdade que às vezes pode haver algum turista ou pessoa que entra na Espanha que diga algo que não deveria dizer.