Título: Um dia D contra a dengue
Autor: Motta, Cláudio; Gares, Débora
Fonte: O Globo, 24/03/2008, Rio, p. 8

Combate à doença ganha hoje reforço de tendas para hidratação e médicos dos Bombeiros

Hoje pode ser um dia decisivo no combate à dengue. Duas medidas entram em vigor para agilizar o atendimento aos pacientes e reduzir o tempo de espera nos hospitais. As três tendas para hidratação - duas ao lado das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Campo Grande e Santa Cruz e outra no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá - serão abertas, a partir das 16h, e médicos do Corpo de Bombeiros vão ajudar no atendimento aos doentes. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, acredita que o primeiro atendimento é fundamental para reduzir a ocorrência de casos graves da doença. Ontem, repórteres do GLOBO percorreram emergências de vários hospitais e constataram que o tempo de espera pode chegar a seis horas.

As medidas serão adotadas por causa do agravamento da dengue no estado. Ontem, o pai de Vinicius Siqueira, de 12 anos, denunciou que o filho - morto quinta-feira com suspeita de dengue - foi vítima de erro de diagnóstico. Se confirmado o caso, o número de crianças mortas pela doença subirá para 27. Este ano, ela causou 50 mortes no estado e 32 no município.

Para melhorar o atendimento, também estão sendo abertos 80 leitos especiais para dengue no Hospital Estadual de Anchieta. O combate aos focos de mosquitos será intensificado com a participação de 1.200 bombeiros. Hoje, o secretário Sérgio Côrtes se reúne com autoridades da União e, na quarta, com representantes das Forças Armadas para tratar da instalação de hospitais de campanha no Rio e planejar novas ações no campo da prevenção da doença.

- Queremos que os militares se unam aos bombeiros criando um exército de combate à dengue - disse Côrtes, ontem.

Especialista: Exército pode conter surto

Para o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, as Forças Armadas têm papel fundamental no combate à dengue. Segundo ele, com a adoção destas medidas, em três ou quatro semanas a epidemia terá sido contida:

- A experiência do Exército no trabalho com artrópodes (mosquitos de vários gêneros, incluindo o Aedes aegypti, além de carrapatos e outros insetos) na Amazônia, por exemplo, é um diferencial para a parceria.

Para ajudar a reduzir o número de óbitos, as tendas de hidratação atenderão aos pacientes que precisam de aplicação de soro intravenoso, oferecendo ambiente climatizado com até 80 poltronas. As estruturas receberão pacientes de unidades que fazem parte da Central de Regulação de Leitos. Ontem, a montagem da tenda de Jacarepaguá estava praticamente finalizada.

- Os pacientes com dengue pioram muito rapidamente. A intervenção precoce evita complicações - diz o virologista Edmilson Migowski, destacando que menos de 2% dos casos de dengue atinge níveis mais graves.

Ontem foi alto o número de atendimentos nos hospitais públicos a pessoas com suspeita de dengue. No Salgado Filho, às 12h30m, 21 crianças aguardavam atendimento. Com a filha Raíssa, de um ano e sete meses, no colo, Leila Araújo esperava há mais de três horas.

No Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo - onde Ana Clara Gonçalves, de sete meses, morreu na quinta-feira passada - pacientes aguardavam até seis horas para serem atendidos. A grande demanda foi causada pela falta de médicos na UPA de Bangu, por onde Ana Clara também passou. A Secretaria estadual de Saúde informou que a pediatra que faltou ao plantão naquela UPA será afastada. O estado vai encaminhar uma denúncia contra ela ao Conselho Regional de Medicina. Para a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araújo, o governo não está sendo justo com a médica, que pode ter faltado por doença. Segundo ela, o caso comprova a falta de profissionais nos hospitais.

O Hemorio recebeu 224 doadores de sangue ontem e 449 anteontem. Segundo a diretora do órgão, Clarice Lobo, os números mostram que o carioca atendeu ao chamado da instituição, mas o estoque só está garantido até hoje. O consumo de bolsas de plaquetas já aumentou em 50%.

COLABOROU: Mário Campagneni, do Extra