Título: PF acha madeira escondida em milharal no Pará
Autor: Brasiliense, Ronaldo
Fonte: O Globo, 21/03/2008, O País, p. 5

Para escapar da operação Arco de Fogo, madeireiros enterram toras de maçaranduba, ipê e angelim em Tailândia

BELÉM (PA). A Polícia Federal descobriu centenas de toras de madeira nobre enterradas sob uma plantação de milho às margens da rodovia PA-150, em Tailândia, município do nordeste paraense, a 235 quilômetros de Belém, por onde começou a operação Arco de Fogo. Os agentes da PF e os fiscais do Ibama encontraram uma grande clareira em meio à gigantesca plantação de milho. Ao escavarem o solo da parte desmatada do milharal, encontraram toras de maçaranduba, ipê e angelim, entre outras madeiras nobres, supostamente enterradas por madeireiros da região.

- Ações como essa, de enterrar madeira no milharal para tentar enganar a fiscalização, não vão nos intimidar - afirmou o delegado Raimundo Freitas, da PF.

Com o apoio de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, a PF está escavando o milharal em busca das toras escondidas pelos madeireiros. Semana passada, fiscais do Ibama e da secretaria haviam descoberto centenas de toras enterradas em montanhas de serragem no pátio da serraria Santo André, interditada e desmontada pelo Ibama por atuar sem licença ambiental e sem comprovar a origem da madeira estocada.

Em 20 dias, os homens do Ibama, da PF e da Força Nacional de Segurança já inspecionaram 40 estabelecimentos, entre madeireiras, carvoarias e propriedades de pessoas físicas. Desses, 39 foram multados e 23 tiveram suas empresas embargadas por problemas na documentação ou por não comprovar a origem de estoques de madeira e carvão vegetal. Foram apreendidos 16,4 mil metros cúbicos de madeira, mais de mil metros de carvão produzido sem licença ambiental e 23 motosserras.