Título: Só sinal de ocupado ou uma voz gravada
Autor:
Fonte: O Globo, 21/03/2008, Rio, p. 12
Tele-Dengue, congestionado, chega a ter 7 mil chamadas em espera
Quando divulga o serviço de Tele-Dengue, a prefeitura informa que ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Porém, devido ao aumento da procura nas últimas semanas - anteontem havia sete mil chamadas em espera -, quem liga para o telefone 2575-0007 geralmente não consegue ser atendido. Nos últimos dois dias, O GLOBO fez um teste e ligou para o número, que só dá sinal de ocupado. Em algumas tentativas, uma gravação informa que todos os funcionários estão em atendimento e pede para aguardar. Mas isso é em vão. Depois de 11 minutos de espera, a ligação é interrompida. A chamada é cobrada.
Anteontem, por volta das 14h e das 16h, foram feitas cerca de 20 tentativas, sem sucesso. Ontem, as ligações foram entre 12h e 15h. O número do Tele-Dengue é bastante divulgado pela Secretaria municipal de Saúde, que reconhece: o serviço está sobrecarregado.
Em carta publicada pelo GLOBO, a leitora Sílvia Magda Chambarelli Prisco reclamava que tentou, sem sucesso, chamar o Tele-Dengue. Segundo ela, há mais de uma semana fica até dez minutos ouvindo a gravação de uma simpática voz que diz: "Sua ligação é muito importante para a saúde pública". Apesar das muitas tentativas feitas, O GLOBO também não conseguiu contatar o serviço telefônico.
Atualmente há oito profissionais trabalhando no Tele-Dengue, que tira dúvidas sobre a doença e faz agendamento de visitas de agentes de saúde. Cerca de 700 ligações são atendidas por dia e o tempo de espera está, em média, em torno de dez minutos. Segundo a secretaria, o serviço está em fase de ampliação. A população também pode mandar e-mail para a Ouvidoria do município: ouvidoria_sms @rio.rj.gov. br.