Título: Novo Telecurso: meta é formar mais 5 milhões
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 25/03/2008, O País, p. 8
Projeto da Fundação Roberto Marinho, apoiado pela Fiesp, terá aulas e livros atualizados
SÃO PAULO. Após formar mais de 5 milhões de jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio, o Telecurso 2000 começou ontem nova fase, o Novo Telecurso, idealizado pela Fundação Roberto Marinho. No lançamento ontem à noite, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), que patrocinou o projeto, vários governadores que usam o Telecurso em seus estados compareceram, entre eles José Serra (PSDB), de São Paulo; Jacques Wagner (PT), da Bahia; José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal; Wilma Faria (PSB), do Rio Grande do Norte; Marcelo Miranda (PMDB), de Tocantins; e Binho Marques (PT), do Acre. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, falou da importância do projeto.
- A educação é prioridade absoluta para o Brasil e a indústria. A Fiesp investe no Sesi/Senai R$1,2 milhão por ano, e o investimento se renova com a parceria com a Fundação Roberto Marinho. A meta é atingir mais 5 milhões de alunos nos próximos cinco anos - disse Skaf.
O presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, disse que o projeto pode contribuir para resolver a crise da educação brasileira.
- No ano passado, no Pisa, um exame internacional sobre a qualidade do ensino em 57 países, o Brasil ficou em 52º lugar. Isso configura a situação da crise na educação no Brasil. É preciso arregaçar as mangas para que essa parceria com a Fiesp vigore e possamos mudar esse quadro. No século 20, o PIB brasileiro cresceu muito e, em alguns anos, foi o primeiro ou segundo lugar entre os países que mais cresceram no mundo. O país cresceu sem qualidade e a riqueza não foi distribuída de forma correta. A parceria com a Fiesp me deixa muito otimista para mudar essa situação - disse José Roberto Marinho.
Foram produzidas 72 novas aulas com mais de 1.500 modificações e atualizações. Também 43 novos livros foram concebidos com a reformulação do material didático dos alunos. Outra novidade é a inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva. O Novo Telecurso estará disponível em DVD com legendas na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).