Título: Bons exemplos garantem direito de aprender
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 25/03/2008, O País, p. 8
Unicef e MEC selecionam 37 cidades que implantaram experiências vitoriosas no ensino público fundamental
BRASÍLIA. Um grupo de 37 municípios brasileiros está conseguindo superar dificuldades socioeconômicas e oferecer ensino fundamental público de qualidade. É o que mostra um estudo que será lançado hoje pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Educação (MEC). O estudo destaca que, nos 37 municípios, as experiências vitoriosas focalizam o aprendizado, a avaliação e a gestão. Dos municípios selecionados, apenas Santo Antônio de Pádua fica no Rio de Janeiro. Teresina (PI) e Rio Branco (AC) são as únicas capitais.
O estudo "Redes de aprendizagem - Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender" selecionou cidades onde o que faz a diferença é a escola pública e não a escolaridade dos pais, a renda familiar ou o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Outra preocupação foi levar em conta o desempenho de toda a rede municipal, deixando de fora localidades que tivessem escolas com resultados muitos bons e muito ruins.
- São cidades com políticas que garantem o direito de aprender. Nenhuma delas tem ações muito elaboradas ou sofisticadas. O que identificamos é a clareza do projeto pedagógico e do investimento para sempre focar no aluno, fazendo coisas simples - diz a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar.
Soluções simples e foco na aprendizagem
Após selecionar os municípios com base num cruzamento de dados educacionais e socioeconômicos, os pesquisadores entrevistaram secretários de educação, diretores de escolas, professores, funcionários, pais e alunos. A pergunta básica era: "O que essa rede faz para garantir o direito de aprender?"
A conclusão apresenta dez pontos considerados decisivos. São eles: o foco na aprendizagem, a atuação como rede, o planejamento, a avaliação, o perfil do professor, a formação do corpo docente, a valorização da leitura, a atenção individual ao aluno, as atividades complementares e as parcerias.
- São dez boas práticas que levam a uma melhor aprendizagem. Sem soluções mágicas, essas redes mostram que é possível oferecer boa educação pública. Tudo o que fazem é para as crianças aprenderem - diz a oficial de Projetos de Educação do Unicef no Brasil, Maria de Salete Silva.
Em Santo Antônio de Pádua, o levantamento destacou a parceria das escolas municipais com o Instituto Superior de Educação. "A partir do sexto período, universitários do instituto fazem estágio nas escolas municipais. Os universitários aprendem e colaboram com os professores no desenvolvimento das práticas pedagógicas. O contato com as crianças das escolas é fundamental para garantir o sucesso da ação. Os estagiários ajudam os alunos com dificuldades de aprendizagem", diz texto divulgado pelo MEC.
O estudo apontou outros aspectos considerados importantes para o sucesso escolar, como o acesso à educação infantil, a infra-estrutura das escolas e o plano de carreira e salários do magistério.
As cidades foram selecionadas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que reúne resultados da Prova Brasil, teste de português e matemática, e os índices de aprovação. Os 37 municípios, porém, não são os com maior Ideb. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao MEC, adicionou variáveis socioeconômicas, como a renda familiar e a escolaridade dos pais.