Título: As tendas dos milagres
Autor: Motta, Cláudio; Merola, Ediane
Fonte: O Globo, 25/03/2008, Rio, p. 11
Unidades criadas apenas para hidratação devem receber romarias de pacientes em busca de ajuda
A julgar pelo movimento de pessoas com suspeita de dengue que bateu ontem às portas da tenda de hidratação montada pelo governo estadual em Jacarepaguá, cinco minutos após sua inauguração, tudo indica que a unidade emergencial será centro de uma romaria de pacientes. Inaugurada pelo governador Sérgio Cabral e pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a tenda, instalada no terreno do Retiro dos Artistas, tem a missão de receber apenas os pacientes até 14 anos enviados por hospitais, especialmente o Cardoso Fontes (federal). No local, crianças e adolescentes - mais suscetíveis à contaminação - serão hidratados com soro intravenoso. Segundo o governo estadual, a tenda não foi criada para receber quem chega ao local por conta própria, em busca de atendimento.
Porém, logo após a inauguração, pelo menos três pessoas que suspeitavam estar com dengue já estavam no local, em busca de assistência médica. Um dos casos era o da dona-de-casa Maria dos Anjos, de 42 anos, que levou o filho Luã Gustavo, de 15, para uma consulta. A família mora em Jacarepaguá.
- Meu filho começou a ter os sintomas no sábado, mas tenho visto que os hospitais e postos estão lotados e, como ouvi no rádio sobre a inauguração da tenda, vim para cá direto pedir ajuda - contou a mãe, que conseguiu que uma das médicas do Corpo de Bombeiros de plantão na tenda examinasse Luã.
- A tenda foi criada apenas para receber os pacientes encaminhados por hospital, mas não podia deixar de atender essas pessoas que acabaram de chegar - disse uma das médicas.
Ainda mesmo antes da inauguração pelo governador, três outros moradores da região esperavam as portas abrirem para buscar socorro na tenda do Retiro dos Artistas. Mas, uma ambulância do Samu chegou ao local e levou as pessoas para a UPA da Maré.
Para funcionar em regime 24 horas, a tenda de Jacarepaguá é refrigerada e equipada, oficialmente, com 58 poltronas. No entanto, ontem, no primeiro dia de funcionamento, a sala de hidratação contava com apenas 24 poltronas.
Ontem também foram inauguradas as outras duas tendas de hidratação, em Campo Grande e Santa Cruz, para receber pacientes encaminhados por unidades hospitalares.
A tenda de Santa Cruz, segundo a Secretaria estadual de Saúde, é a maior das três. Com dois consultórios médicos e de enfermagem, a unidade contará com 79 poltronas - 21 para adultos e 58 para crianças enviados pelo Hospital Pedro II. O transporte, por ambulância, van e ônibus, será uma responsabilidade das autoridades de saúde. No início da noite de ontem, a movimentação ainda não era muito grande no local. Já o hall de espera, na entrada no Pedro II, estava cheio, com muitas crianças aguardando pelo atendimento. A tenda de Campo Grande também vai funcionar exclusivamente para hidratar pacientes até 14 anos e será referência para o Hospital estadual Rocha Faria e outras unidades da região.