Título: Oferta de matérias-primas preocupa
Autor: Beck, Martha; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 25/03/2008, Economia, p. 19
Ministro vai conversar com indústria para pedir garantia de investimentos
BRASÍLIA. Não é apenas pelo lado do consumo que o governo vê, preocupado, a possibilidade de aumento da inflação. A área econômica também está atenta à oferta de insumos e matérias-primas, especialmente siderúrgicos, materiais de construção e petroquímicos, como o plástico. Um dos focos do governo é o impacto do reajuste de até 75% do preço do minério de ferro sobre o aço. O objetivo é arrancar dos fornecedores a garantia de que continuarão investindo para ampliar a oferta e atender ao mercado interno.
Os preços de matérias-primas importantes para a indústria estão subindo acima da inflação. Por isso, o assunto entrará na pauta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, nos próximos dias, em reunião com representantes do setor siderúrgico. O encontro havia sido marcado para ontem, a pedido do próprio ministro, mas foi cancelado e será remarcado.
Uma das tarefas de Mantega será convencer as indústrias a não promoverem aumentos elevados, o que prejudicaria os setores de construção civil, bens de capital e automotivo, principalmente. Outra meta do governo é continuar estimulando investimentos - algumas áreas já receberam recados diretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como a siderurgia. Benefícios tributários e de financiamentos devem ser incluídos na política industrial, a ser anunciada nos próximos 15 dias. (Eliane Oliveira e Martha Beck)