Título: Esperança no Brasil
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 02/05/2009, Economia, p. 12

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse ontem confiar que o Brasil vai encerrar 2009 com saldo positivo na criação de vagas formais de emprego. Em entrevista durante a comemoração do Dia do Trabalho, em São Paulo, Lupi afirmou que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril irão superar a criação de empregos registrada em março, quando houve geração de 34,8 mil vagas.

O ministro atribuiu a crença no crescimento dos postos de trabalho à recuperação da economia, principalmente nos setores de construção civil, comércio e serviços. ¿O mercado interno é forte. Em abril, vai haver crescimento de emprego ainda maior que em março¿, disse. ¿2009 vai acabar com saldo positivo¿, afirmou.

O ministro voltou a criticar o ¿oportunismo¿ de empresários que usam o momento de crise econômica para demitir. Ele citou como exemplo de ¿precipitação¿ a indústria automobilística e a Embraer, mas ponderou que existe essa distorção em vários outros setores da economia. ¿Não adianta alguns quererem se aproveitar da crise para ganhar dinheiro¿, criticou. ¿O Brasil está cansado de espertos.¿

Seguro Sobre novas medidas no sentido de ampliar o número de parcelas do seguro-desemprego para mais setores além dos que foram contemplados em março, Lupi afirmou que terá respostas sobre esse pedido das centrais sindicais na segunda quinzena de maio. Ele também opinou sobre possíveis mudanças no cálculo do rendimento da caderneta de poupança, medida que está sendo estudada em Brasília. ¿Jamais o governo vai prejudicar o pequeno e o médio poupador¿, declarou.

O Dia do Trabalho reuniu aproximadamente 1 milhão de pessoas na Zona Norte de São Paulo, em um evento esvaziado da presença de políticos.