Título: Defesa da estatal
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 02/05/2009, Economia, p. 14

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deu a entender ontem que está praticamente descartada a possibilidade de o governo repassar para a Petrobras reservas do pré-sal a título de um aporte de capital. A possibilidade, que vinha ganhando força nos bastidores do setor, é defendida pela Petrobras e não encontra resistência nem mesmo entre as petrolíferas parceiras concorrentes. ¿Mas acho que cada vez com menos força¿, disse Lobão na cerimônia de inauguração da extração do primeiro óleo do pré-sal em Tupi.

Lobão defendeu mais uma vez a criação de uma estatal para gerir os recursos do pré-sal. ¿Particularmente, em minha única e exclusiva opinião, acho que a nova estatal é a melhor opção para cuidar destes recursos que são de todos os brasileiros¿, disse Lobão, lembrando que a estatal seria 100% do governo federal ¿e não teria ações no mercado como tem a Petrobras¿.

Por este modelo, a estatal convidaria empresas prestadoras de serviço para explorarem, o que faria com que nenhuma outra empresa tivesse domínio sobre as reservas gigantescas. Este modelo também prevê que a nova estatal iria gerir as áreas contíguas aos campos já descobertos.