Título: Marcílio: Talvez eu tenha sido mal compreendido
Autor:
Fonte: O Globo, 20/03/2008, O País, p. 8

Ex-presidente da Comissão de Ética critica número de cargos

O ex-presidente da Comissão de Ética Pública Marcílio Marques Moreira, homenageado ontem à tarde na Associação Comercial do Rio, afirmou que "talvez tenha sido mal compreendido" ao defender rigor ético das autoridades públicas, em vez de simplesmente o cumprimento de leis. Segundo ele, uma das "grandes pragas" do Brasil é a política pública moldada por interesses particulares. Outro alvo do ex-ministro foi o alto número de cargos públicos disponíveis para nomeação no país: cerca de 20 mil.

- Isso é um desastre. Uma pessoa incapaz em um cargo pode fazer bem mais mal do que um ladrão - disse o ex-ministro, citando sermão de Padre Antônio Vieira para dizer que "a porta de entrada é sempre o merecimento; quem não entra por merecimento, já entra como ladrão do próprio ofício".

Antes da homenagem, Marcílio Marques Moreira deu palestra sobre ética, na comissão de ética empresarial da associação. Saudado pelo presidente da Associação Comercial, Olavo Monteiro de Carvalho, como ícone da ética, o ex-ministro afirmou que "é necessário não apenas ter uma conduta correta, mas fazer com que ela pareça correta". Ele afirmou que deixou a presidência da comissão de ética porque seu ciclo no grupo se encerrou.