Título: Lula reclama de crise com Durão Barroso
Autor:
Fonte: O Globo, 20/03/2008, O País, p. 9
Não são mais casos isolados, diz brasileiro
BRASÍLIA. O presidente Lula reclamou ontem dos problemas enfrentados pelos brasileiros para entrar na Espanha com o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Os dois almoçaram no Itamaraty, em Brasília. Participantes do encontro afirmaram que Lula demonstrou desconforto com a dificuldade por que passam brasileiros para entrar na Europa, não apenas na Espanha.
Segundo representantes do Itamaraty, Lula disse a Barroso que a situação não é mais restrita a casos isolados. Para Lula, isso dá a impressão de que a região estaria mais intolerante com turistas e imigrantes do Brasil. O presidente da Comissão Européia teria dito a Lula que o problema é entre os dois países.
Após o encontro, Lula demonstrou otimismo na solução dos problemas. Ele lembrou que Barroso ajudou o governo brasileiro na solução dos problemas com dentistas brasileiros que trabalhavam em Portugal. E se disse confiante nas negociações diretas com a Espanha:
- A questão da migração já estamos tratando com a Espanha, onde o problema está mais grave. O ministro Celso Amorim está cuidando disso. E, como somos amigos, e tenho certeza de que os espanhóis têm a mesma admiração pelo Brasil que o Brasil tem pela Espanha, e somos amigos pessoais do Zapatero (José Luis Zapatero, presidente do governo espanhol), eu acho que essas coisas serão resolvidas logo.
Os dois trataram também das negociações na Organização Mundial do Comércio, a chamada Rodada de Doha. Segundo Lula, há boa vontade dos EUA, da União Européia e do G-20 para solucionar os pontos de divergência. Lula e Barroso ainda trataram de biocombustíveis.