Título: Ministro espanhol reconhece erros com brasileiros no país
Autor:
Fonte: O Globo, 20/03/2008, O País, p. 9

MADRI. O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, reconheceu que houve erros no tratamento dado a brasileiros barrados nos aeroportos do país, segundo um porta-voz do ministério disse ontem à Reuters. A crise entre os dois países será resolvida em uma reunião entre representantes dos governos, afirmou o funcionário.

O porta-voz lembrou que o próprio ministro do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba, reconheceu recentemente que "nenhum sistema é infalível". Disse que o governo só começou a perceber os erros quando os casos apareceram na imprensa e chamaram a atenção da opinião pública. "Graças à imprensa, os mecanismos para solucionar os problemas se aceleram", acrescentou. "O caso está em vias de ser solucionado", disse, ao confirmar a reunião de subsecretários dos dois lados no fim do mês.

Em resposta aos comentários do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), que insinuou que a conduta espanhola poderia ser resultado de pressões feitas pela União Européia, o porta-voz disse: "Não há pressão".