Título: Doença causa prejuízos para o turismo
Autor: Webber, Demétrio; Costa, Célia
Fonte: O Globo, 20/03/2008, Rio, p. 12

A dengue já prejudica o turismo. A Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e a Associação de Hotéis Bares e Restaurantes projetam para a Páscoa uma taxa de ocupação da rede hoteleira inferior ao esperado. O prejuízo deve chegar a R$5 milhões, segundo estimativa do presidente da ABIH, Alfredo Lopes:

- Na Páscoa, a taxa de ocupação chega a 80%. Agora, a expectativa é alcançarmos 75%. Esses 5% a menos representam 2.400 quartos que deixarão de ser ocupados por sete mil turistas por dia - explicou.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Alexandre Sampaio, disse que os atendentes têm se desdobrado ao telefone, explicando aos possíveis hóspedes que a incidência de casos nas áreas turísticas não é tão elevada, em comparação com outras áreas da cidade. Ele estima que o maior prejuízo será dos hotéis localizados na Barra, bairro vizinho a regiões onde a incidência da doença é grande. Na Curicica, chegava ontem a 7.657,3 casos por cem mil habitantes, enquanto que, no Camorin, o índice alcançava 5.7325 por cem mil.

- O setor hoteleiro já trata o quadro atual como uma epidemia e tem feito um esforço para esclarecer o melhor possível os hóspedes sobre a doença. Como hoje a região da Barra concentra oito mil dos 26 mil quartos disponíveis, qualquer problema nessa região se reflete no desempenho do setor - explicou Alexandre.

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, se disse surpreso. Embora o número de casos no Rio esteja acima da média nacional, ele afirmou que a dengue é um problema hoje em todo o Brasil.