Título: Em bairro violento, escola se destaca por eficiência
Autor: Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 26/03/2008, O País, p. 9

EDUCAÇÃO: Pais estudam na mesma escola dos filhos

Teresina aposta nas parcerias e na valorização do professor

TERESINA. Os estudantes Valderney Luiz da Silva Santos, de 7 anos, e Eduardo Rodrigo da Costa Carneiro, de 6 anos, da 1ª série do ensino fundamental, gargalham na aula de informática da Escola Municipal José Auto de Abreu, no bairro São Pedro, em Teresina, quando descobrem que "mouse" de computador em inglês significa rato. Seus pais não têm condições de comprar computadores, e ontem eles estavam assistindo às aulas ministradas pela pedagoga Sandra Garrido, pós-graduada em supervisão escolar.

- É bom pegar em computadores, tem muitos jogos - disse Eduardo Rodrigo.

A escola fica numa região que aparece nas manchetes de jornais do Piauí por causa dos conflitos entre gangues juvenis, que terminam em mortos e feridos, mas é limpa, organizada e não é vítima de ataques de vandalismo. Seus 220 alunos obtiveram nota média de 5,1 na Prova Brasil, acima da média nacional, e ajudam a melhorar a imagem da educação da cidade de Teresina, considerada modelo pelo MEC.

Xadrez para melhorar concentração dos alunos

Uma das receitas da José Auto de Abreu e da educação em Teresina é formar parcerias com empresas e faculdades privadas. Outra é utilizar as instalações para o Programa Escola Aberta, que cede os prédios dos colégios para aulas de balé, de música e oficinas de artesanato para os pais e irmãos dos alunos, jogos. O xadrez e os laboratórios de informática, distribuídos pelo governo federal, são usados para melhorar a concentração, o aprendizado de operações matemáticas e a linguagem dos alunos.

Além disso, há um rigoroso controle sobre a freqüência dos professores e prêmio de dois salários mínimos para professores, diretores, funcionários, supervisores, vigilantes e merendeiros para as dez escolas que obtiveram as melhores notas nas avaliações anuais. Essas avaliações são feitas pelo MEC e pela Secretaria municipal de Educação.

Os professores que faltam 30 dias ou faltam muito durante o ano respondem a inquéritos administrativos. Atualmente, há 25 abertos contra professores.

Na José Auto de Abreu, as lojas de departamentos oferecem bolas e equipamentos para as escolas e anunciam a oferta nas ruas dos bairros. As faculdades particulares levam para as salas de aulas professores universitários que dão palestras sobre sexualidade, racismo e mudanças na vida cotidiana. Em troca, o colégio aceita seus alunos como estagiários. Em Teresina, o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte adotou uma escola municipal, que ficou com sua marca, e hoje é uma das melhores do país.

- O nosso diferencial é a participação dos pais na educação dos filhos e nas atividades da escola - disse o diretor da José Auto de Abreu, o pedagogo Francisco Martim de Melo Andrade, que incentivou que os pais dos alunos com baixa escolaridade se matriculassem no mesmo colégio durante a noite.