Título: TAP aplicará inseticida em aeronaves
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 26/03/2008, Rio, p. 19
Diante da confirmação de uma epidemia de dengue no Rio, a companhia aérea portuguesa TAP anunciou que passará a aplicar inseticida, por precaução, em suas aeronaves que fazem a rota Rio-Lisboa. De acordo com a TAP, esse sistema já é adotado nos vôos da empresa que partem de cidades da África, também nos que decolam do Nordeste brasileiro e, ocasionalmente, da Venezuela.
Para aplicar inseticida nas aeronaves, a companhia aérea fará o uso de spray contra mosquito na cabine quando os passageiros já estiverem nos assentos. A TAP informa ainda que "as tripulações estão alertadas para eventuais sintomas apresentados por passageiros, devendo ser nestes casos adotadas as medidas previstas para estas situações."
A epidemia de dengue também aterrissou na edição on-line de anteontem do jornal espanhol "El País". O periódico destaca o fato de a epidemia ter sido anunciada oficialmentes pelas autoridades e cita o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, que admitiu o fato diante da morte de um bebê pela doença. "El País" lembra ainda que o mosquito Aedes aegypti também transmite a febre amarela. A reportagem termina com a informação de que o Exército deverá participar da luta contra a proliferação do mosquito.
Mas parece que o aumento no número de casos de dengue ainda não afetou o turismo na cidade. Segundo levantamento Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o setor turístico do Rio apresentou crescimento durante o feriado da Semana Santa.
Entre os dias 20 e 23 deste mês, foi de 76,18% a ocupação média na rede de hoteleira do Rio. Esse percentual, acrescenta a ABIH, foi superior à taxa registrada durante o período da Páscoa do ano passado, quando 67,15% dos leitos estavam ocupados.