Título: Vale encerra sem acordo negociações para a compra da mineradora Xstrata
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 26/03/2008, Economia, p. 33

Direito de comercialização sobre produção de companhia brasileira foi impasse

SÃO PAULO. Sem acordo, a Vale anunciou ontem que encerrou as negociações para a compra da mineradora anglo-suíça Xstrata, iniciadas em 21 de janeiro passado. O presidente da companhia brasileira, Roger Agnelli, afirmou que os direitos de comercialização sobre a produção da Vale foram o impasse principal. A Glencore, maior acionista da Xstrata, queria garantia desses direitos. A Vale não concordava. O negócio transformaria a empresa brasileira na maior mineradora do mundo.

- A Vale não precisa comprar. E a Xstrata não precisa vender. Numa condição dessas, a negociação sempre fica mais complexa - afirmou o presidente da mineradora brasileira.

Agnelli, que não revelou o valor da proposta feita à Xstrata (o negócio foi avaliado pelo mercado em US$90 bilhões), disse que a companhia já tinha fechado uma linha de financiamento caso a negociação chegasse a bom termo. Agora, segundo ele, vai se voltar para o que chamou de "Plano B".

- Estamos conversando e vamos conversar com outras empresas que possam criar valor para os nossos acionistas. Temos muito interesse em expandir nossas operações em áreas como de cobre e carvão - afirmou o executivo, ressaltando que "a qualquer momento" poderia retomar as negociações com a própria Xstrata.

Em nota ao mercado no fim do dia, a Vale informou que a oferta aos acionistas da Xstrata "criaria considerável valor para os detentores de ações de ambas as empresas". "No entanto, não foi alcançado acordo entre as partes, o que acarretou no encerramento das negociações", acrescentou.

No início da tarde de ontem, o presidente da Vale já dava indicações sobre as dificuldades de fechar o negócio:

- Estamos no estágio que sempre estivemos. Namoro é namoro. Até chegar no casamento demora muito - disse ele, após participar de evento organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), para emendar: - A gente está conversando, mas não é uma prioridade para a Vale.