Título: Senadores biônicos
Autor:
Fonte: O Globo, 27/03/2008, O Globo, p. 2

O ministro José Múcio (Relações Institucionais) ressuscitou anteontem, num jantar com senadores do PT, a proposta que assegura aos ex-presidentes da República um mandato vitalício no Senado. O único a se opor foi Eduardo Suplicy (PT-SP). O presidente Lula tem cogitado concorrer por Pernambuco. Hoje dois ex-presidentes têm mandato: José Sarney (AP) e Fernando Collor (AL).

Lula, FH e Sarney gostam da idéia

O presidente Lula e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney já trataram dessa possibilidade em 2005. Falaram disso na viagem a Roma para o funeral do Papa João Paulo II, onde os aguardava o ex-presidente Itamar Franco, então embaixador na Itália. Líderes governistas e de oposição no Congresso fizeram acordo para ressuscitar uma emenda constitucional do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), quando era deputado federal. O senador vitalício não teria direito a voto, somente a discursar em plenário e participar dos debates nas comissões. Assim, um estado não teria mais votos do que o outro.

Eles estão movidos pela euforia lulista" - José Agripino, líder do DEM no Senado (RN), sobre a atuação da bancada governista na CPI Mista do Cartão Corporativo

Ítalo-brasileira

A ex-deputada Denise Frossard não aceitou convite para concorrer ao Senado italiano nas eleições de 14 de abril. Foi convidada por Sergio Di Gregorio, do Partido Italiani nel Mondo, que com seu voto derrubou o governo Prodi.

Requião apóia Lugo sobre Itaipu

Simpatizante da candidatura de Fernando Lugo, que lidera as pesquisas para a Presidência do Paraguai, o governador Roberto Requião (PR), não vê em sua eleição nenhuma ameaça ao Brasil. Requião apóia a revisão do tratado que criou Itaipu, defendida por Lugo. "Não dá para dizer que não podemos rever um tratado assinado há 35 anos. O Paraná também quer rever os royalties que recebe pelo uso da água", disse Requião.

Pane no avião e mão amiga

Enquanto o avião da FAB se arrastava de barriga na pista do Aeroporto de Guararapes, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, gritava: "Abre a porta!". Ao seu lado, o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, o tranqüilizava: "Calma. O que vai ter que ser vai ser". Em pânico, Costa agarrou uma das mãos de Geddel. O superintendente da Sudene, Paulo Fontana, fez o mesmo. Refeito do susto, Geddel comentou depois: "Os dois se agarraram nas mãos do gordinho".

DEPOIS de caminhões e guindastes, agora é a vez de faltar roçadeiras no país. As empresas que venceram o leilão das rodovias federais têm de esperar até 40 dias por estas máquinas. A informação é de técnicos da área de infra-estrutura da ANTT.

NO VÔO de Brasília para Recife, o presidente Lula confidenciou que está cansado do namoro do governador Aécio Neves (MG) com o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. "Isso já passou dos limites", comentou. O ministro Hélio Costa gostou do que ouviu.

PARLAMENTARES de todos os partidos estão assinando petição da UNE para que o presidente Lula edite medida provisória destinando recursos para a reconstrução da sede da entidade na Praia do Flamengo.

Na oposição

O presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, foi duro ontem com o governo Lula, na reunião do Conselho Político do partido. "Eu tenho restrições a essa coalizão. O PT usa o PMDB sem dar um retorno adequado", criticou ele.