Título: Mãe do PAC tem dia de estrela
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 27/03/2008, O País, p. 9
Governador, prefeito e líderes de Pernambuco afagam Dilma em Recife
RECIFE. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, um dos nomes em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva investe para disputar sua sucessão, foi ontem alvo da atenção de autoridades em Recife, sempre muito elogiada e lembrada por ser "a mãe do PAC", nas palavras de Lula. A ministra mostrou números alentadores para o Nordeste e disse que a região vem crescendo mais do que o resto do Brasil.
-- Na verdade, o Nordeste e Pernambuco têm taxas de crescimento similares àquelas que a gente encontra na China e na Ásia. Por exemplo, o emprego formal no Nordeste está crescendo 22%. O rendimento médio, 13%. E o comércio tem um nível de desenvolvimento de 49% - enumerou.
Em seguida, Dilma citou iniciativas do governo que, segundo ela, são as razões para esse desempenho:
- Porque hoje as pessoas estão encontrando trabalho. As pessoas estão encontrando bens para comprar através do aumento do crédito. Têm acesso ao consumo de liquidificadores, geladeiras, a bens que dêem um nível de vida melhor - disse Dilma, que também citou o PAC em seu discurso, afirmando que em Pernambuco estão sendo investidos R$31 bilhões em obras.
Geddel sobre Dilma: "Deixei até de ser machista"
Dilma foi elogiada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva (PT). Campos afirmou que ela "sabe cobrar com precisão". Já o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, definiu Dilma como uma "mulher arretada, que sabe o que quer e que o Brasil tem pressa".
- Deixei até de ser machista - afirmou.
A ministra também foi elogiada por líderes locais que falaram na cerimônia de liberação de verbas do PAC no bairro do Jordão, em Recife. (Letícia Lins)