Título: PSDB cogita lançar Azeredo em Minas
Autor: Camarotti, Gerson; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 27/03/2008, O País, p. 10

Denunciado por valerioduto mineiro, ele seria alternativa a acordo com PT

BRASÍLIA. O PSDB poderá lançar também um candidato próprio à prefeitura de Belo Horizonte, caso fracassem as articulações promovidas pelo governador de Minas, o tucano Aécio Neves, e o prefeito da capital, o petista Fernando Pimentel, em torno de Márcio Lacerda, atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Se o ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, ceder às pressões da cúpula petista e de setores do PMDB, aceitando concorrer, ele poderá ter como adversário o ex-governador Eduardo Azeredo ou o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG).

Aécio e Pimentel ainda apostam na possibilidade da aliança em torno de Lacerda, do PSB, partido que compõe tanto a base de sustentação do governo Lula como a do governador mineiro. Pimentel disse estar confiante de que garantirá o controle do diretório municipal na eleição do próximo domingo, o que reforçaria a tese da coligação com os tucanos.

Aliados de Pimentel consideram remotas as chances de Patrus trocar suas pretensões de disputar o governo do estado, em 2010, para tentar um segundo mandato como prefeito da capital mineira.

Os tucanos já trabalham um plano B. Apesar de ter sido denunciado no Supremo Tribunal Federal por seu envolvimento no "mensalão mineiro", Azeredo apareceu nas últimas pesquisas de opinião com pequena vantagem sobre Patrus. Outra opção pode ser Rodrigo de Castro, homem de confiança de Aécio. Na eleição de 2006, a primeira que disputou, Castro foi o deputado federal mais votado do estado com 294 mil votos. Seu pai, o ex-deputado Danilo de Castro, é secretário de governo de Aécio.