Título: Clima fica azedo depois de sorvete de tapioca
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 27/03/2008, O País, p. 11
Após provarem a iguaria, governistas criticaram provocação em relação a gastos de Orlando Silva
BRASÍLIA. Na tensa sessão da CPI do Cartão Corporativo, os ânimos se exaltaram ainda mais quando o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) distribuiu porções de sorvete de tapioca aos colegas. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), perguntou se o lanche era "para esfriar os ânimos" e deu suas colheradas sem perceber a referência aos gastos irregulares do ministro do Esporte, Orlando Silva. O relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), e a presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), também esvaziaram seus copinhos com rapidez. Vic precisou perguntar aos colegas se a iguaria estava saborosa para que o deputado Silvio Costa (PMN-PE), um dos defensores mais aguerridos do governo, acusasse o golpe.
- Não podemos aceitar menino de calça curta trazendo tapioca para desmoralizar a CPI. Isso é palhaçada! - bradou.
A demonstração de força dos governistas ainda levou Marisa a recuar sobre a convocação do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Jorge Félix, que está em férias nos Estados Unidos e não atendeu ao convite para depor na terça-feira. Ela chegou a dizer que exigiria a presença do general hoje à tarde, mas acabou aceitando que ele só fale no dia 8.
Apesar do desânimo com a derrota anunciada em plenário, líderes do PSDB protocolaram ontem à noite um pedido para que a Procuradoria Geral da República investigue a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, pelo vazamento do suposto dossiê contra Fernando Henrique.
www.oglobo.com.br/pais