Título: Arruda vai entregar chaves do Buriti a Lula
Autor:
Fonte: O Globo, 27/03/2008, O País, p. 12

Presidente ocupará palácio

BRASÍLIA. Será com pompa e circunstância a entrega das chaves do Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que despachará de lá enquanto durar a reforma do Palácio do Planalto, prevista para ser iniciada no segundo semestre. A solenidade preparada pelo governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), está prevista para a próxima quarta-feira, quando Lula visitará as instalações do Buriti. O presidente e o governador do DEM, partido que faz oposição sistemática ao Planalto, devem se encontrar mais uma vez em abril: estarão juntos na inauguração de novo trecho do metrô de Brasília, marcada para o dia 16.

O governador e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, devem conversar ainda esta semana para confirmar a data da cerimônia e os detalhes do empréstimo do Buriti à Presidência. Desde a posse de Arruda, o Buriti está subaproveitado, porque a sede do governo foi transferida para a cidade-satélite de Taguatinga. Lula só deve se mudar para o Buriti em agosto, juntamente com os cinco ministros palacianos: Dilma, Franklin Martins (Comunicação Social), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).

Até lá, o Buriti passará por obras de adaptação para receber o presidente. Tão logo o governo federal esteja de posse do Buriti, servidores das áreas técnica e de segurança do Planalto farão uma vistoria no prédio para definir as obras necessárias. Por questão de segurança, as vidraças do Palácio serão blindadas.