Título: Dengue já pode ter matado 114
Autor: Alves, Maria Elisa; Machado, Vitor
Fonte: O Globo, 27/03/2008, Rio, p. 14

Metade dos óbitos confirmados no estado este ano são de crianças de até 13 anos

Mais de uma centena de moradores do Estado do Rio já podem ter morrido por causa da dengue este ano. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, 114 óbitos foram notificados desde o início de janeiro, mas, até agora, apenas 54 foram confirmados. Os outros 60 casos, 50 deles na capital, ainda estão sob investigação. Apesar da faixa etária mais atingida ser a de pessoas entre 20 e 49 anos (49% dos casos), a letalidade continua sendo perversamente mais alta entre as crianças: metade das mortes (27) foi de meninos e meninas de até 13 anos. A gravidade da doença entre os pequenos também tem se revelado no número de internações: das 3.237 pessoas que precisaram ficar hospitalizadas no estado, 53% eram menores de 14 anos. No município do Rio, duas mil pessoas foram internadas com dengue.

A capital continua liderando o ranking dos óbitos: 31. Em segundo lugar aparece Caxias, com sete mortes. Campos, Meriti, Paracambi e Nova Iguaçu têm, cada um, três óbitos provocados pelo Aedes. Miguel Pereira, Angra, São Gonçalo e Belford Roxo registram uma morte cada. No total, o estado já registra 43.523 casos de dengue desde janeiro - um aumento de 10.906 só em relação à semana passada. Na capital, são 28.233 vítimas.

2009 pode ser pior

Para quem acha que a situação não poderia ficar pior, o superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Victor Berbara, tem péssimas notícias. Segundo ele, se não for feito um trabalho de prevenção e controle vetorial adequados, além da mobilização da população, durante todo o ano, poderá haver uma nova epidemia em 2009, de proporções ainda maiores:

- Se nada for feito em termo de mobilização, que precisa ser mantida e aperfeiçoada o ano inteiro, o ano que vem vai ser muito pior. Vamos ter 300 mil casos, com uma quantidade de casos graves muito maior.

Segundo ele, se não houver a definição da responsabilidade de cada um e um trabalho de forma integrada entre as três esferas de poder, a epidemia, se não ocorrer no ano que vem, poderá voltar em 2010:

- Pressão epidemiológica nós sempre vamos ter, com essas condições de moradia e a coleta de lixo ruim que a gente tem.

O município do Rio também divulgou novo balanço da dengue, com um aumento de 1.545 casos em relação ao dia anterior. Das 28.233 vítimas, 7.186 são moradoras da área de Jacarepaguá. Na região, o local mais afetado é Curicica, com 2.407 notificações. Em seguida vem a Taquara, com 1.361 vítimas. A área de planejamento que engloba Ramos, Bonsucesso, Penha e Ilha do Governador, entre outros bairros, tem 3.707 casos da doença. A área de planejamento da qual fazem parte Irajá, Penha, Madureira e Cascadura, por exemplo, está com 3.233 casos. A Zona Sul apresenta em situação um pouco menos grave: são 1.287 casos de dengue desde janeiro.