Título: IPCA-15 acumula alta de 4,56%
Autor: Oliveira, Eliane; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 27/03/2008, Economia, p. 25
Índice recuou em março, mas em 12 meses está acima da meta
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acumula expansão de 4,56% nos últimos 12 meses, indicando que a inflação real continua acima da meta estabelecida pelo Banco Central para 2008, de 4,5%, embora ainda esteja dentro da margem de dois pontos percentuais de tolerância. No primeiro trimestre do ano, a alta é de 1,58%, resultado superior ao do último trimestre de 2007, quando a variação foi de 1,17%. O IPCA-15 calculado entre 15 de fevereiro e 14 de março, no entanto, desacelerou, variando 0,23%, taxa 74% menor do que a de igual período do mês anterior (0,64%).
A forte desaceleração foi influenciada, principalmente, pela queda da inflação dos alimentos, cujos preços aumentaram 0,40% em março ante 1,13% no mês passado, e da educação, que, após expansão de 3,61% em fevereiro por causa do reajuste das mensalidades, variou 0,16%.
Em março, os feijões ficaram 1,31% mais baratos, depois de terem aumentado 10,46% em fevereiro. As carnes caíram mais ainda, passando de -0,99% para -1,08% neste mês.
Para o economista da Concórdia, Elson Telles, o preço dos alimentos sofreu uma acomodação, mas continuará em alta nos próximos meses, assim como o dos produtos do setor industrial, que está pressionado pelo aquecimento da demanda.
- A fotografia (da inflação de março) foi boa, mas a perspectiva continua preocupante - afirmou.
Pelos cálculos do Ipea, os alimentos, a gasolina e os preços administrados vão continuar pressionando a inflação em 2008. O IPCA vai variar entre 4% e 5%, este ano, segundo o instituto. Alguns aumentos, como é o caso do feijão preto, ainda não influenciaram a inflação. O produto, que estava sendo vendido a R$33,16 a saca de 60 quilos, em fevereiro do ano passado, passou a ser vendido por R$111,57 no mês passado. Ou seja, um aumento de 236%.