Título: Ofensiva de charme
Autor:
Fonte: O Globo, 27/03/2008, O Mundo, p. 31

A primeira-dama Carla Bruni rouba a cena na visita de Sarkozy ao Reino Unido, primeira de um presidente francês ao país em 12 anos

LONDRES

Foi uma ofensiva de charme que a França lançou além do Canal da Mancha, em que pompa e política se misturaram na visita de Estado do ano. Num apaixonado discurso no Parlamento britânico, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeu ¿escrever uma nova página¿ na história da relação entre os dois países, de rivalidade histórica. Mas quem roubou a cena foi a primeira-dama da França, a ex-modelo italiana Carla Bruni, que despertou comparações com Jacqueline Kennedy e Diana, ao desembarcar vestindo um recatado sobretudo cinza Dior, abotoado até o pescoço, e um pequeno chapéu.

Não poderia ser maior o contraste com a foto que os jornais britânicos exibiram ontem, mostrando-a nua na época de modelo. Todos os olhares, câmeras fotográficas e de TV estavam sobre ela. Mesmo o sapato ¿ preto e baixo, talvez para reduzir a diferença de altura entre ela, que tem 1,75m, e o marido ¿ atraiu comentários. Foram semanas de especulação sobre a estréia de Carla no cenário internacional. No Aeroporto de Heathrow, foi recebida por um cavalheiresco príncipe Charles, que, acompanhado da mulher, Camilla, beijou sua mão.

O casal chegou a Londres para uma visita de dois dias ¿ a primeira de um presidente francês em 12 anos. A viagem é vista como uma chance para aproximar os dois países e para Sarkozy melhorar sua imagem, após ver a popularidade despencar em meio ao divórcio e um novo casamento em poucos meses.

Milhares de pessoas esperavam nas ruas para vê-los. Muitos diziam ter ido ver Carla. Ela sorriu e fez uma pequena reverência ao apertar a mão de Elizabeth II, no Castelo de Windsor. Sarkozy e a rainha foram levados numa carruagem. Carla e o príncipe Philip, marido da monarca, seguiram em outra. O casal passaria a noite no castelo. A rainha, que fala francês, e Sarkozy, que fala um pouco de inglês, conversaram polidamente. Fluente em inglês, Carla conversou animadamente com Philip.

`Entendimento Cordial¿ e entendimento amigável

No Parlamento, Sarkozy prometeu ¿nunca esquecer¿ o sacrifício que os britânicos fizeram para libertar a França na Segunda Guerra Mundial. Ele e o primeiro-ministro Gordon Brown prometeram aumentar a cooperação em economia e imigração. Além disso, o presidente francês se disse disposto a enviar mais tropas ao Afeganistão para combater a milícia talibã.

¿ Vim para propor ao povo britânico, juntos, escrevermos uma nova página em nossa história comum, de uma nova fraternidade franco-britânica ¿ disse, aplaudido de pé.

Brown afirmou que uma nova era estava surgindo para um ¿Entendimento Cordial¿ ¿ em referência à Entente Cordiale, acordo que pôs fim a séculos de rivalidade franco-britânica em 1904. Sarkozy, por sua vez, propôs um ¿entendimento amigável¿.

¿ Votaremos juntos em áreas cruciais que precisamos reformar na economia. O Entendimento Cordial vai entrar em nova era. Isso significa que o Reino Unido deve estar no centro da Europa, e não isolado ¿ disse Brown.

www.oglobo.com.br/mundo