Título: Tião Viana
Autor:
Fonte: O Globo, 28/03/2008, O Globo, p. 2
O ministro José Múcio (Relações Institucionais) está defendendo que o PMDB ceda a presidência do Senado para o PT. Os petistas vão apoiar um peemedebista na Câmara, na eleição de janeiro de 2009. Em nome do equilíbrio das forças, Múcio diz que não dá para um só partido dirigir as duas Casas. O PMDB considera natural a inversão e simpatiza com a candidatura de Tião Viana (PT-AC).
Collor está em campanha
Um grupo de 30 empresários, entre eles representantes da GM e da IBM, se reuniu anteontem em um jantar em Brasília para o senador Fernando Collor (PTB-AL). Foram conhecer as atuais opiniões do ex-presidente da República sobre economia, política externa, reformas e política em geral. Sobre a crise com a Bolívia, Collor disse que teria invadido o país vizinho. Estavam presentes o ministro do STF Marco Aurélio Mello, que é seu primo, e os ex-ministros Jarbas Passarinho, Eduardo Teixeira e Pedro Paulo Ramos. O evento foi organizado pelo vice-presidente de Assuntos Governamentais da Coca-Cola, Jack Corrêa.
Proponho um acordo: o Lula pára de viajar com o PAC se o Fernando Henrique subir nos palanques tucanos" - Ricardo Berzoini, presidente do PT
SOMBRAS. O presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, e o deputado Paulo Maluf (PP) já estiveram entre os políticos mais importantes de São Paulo. Atualmente, Quércia está sendo cortejado por tucanos, democratas e petistas nas eleições para a prefeitura da capital paulista. Com Maluf, ninguém quer conversa. Mas ontem, quando ele entrou na reunião do Conselho Político do PMDB, Quércia perguntou: "Veio se filiar?".
Desabafo
No jantar de aniversário do DEM, anteontem, o governador José Roberto Arruda (DF) reclamava: "Hoje, no Brasil, com a Lei de Licitações, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Ibama, roubar pode. Só não pode fazer".
A oposição está arrependida
Eles não falam em público. Mas o DEM e os senadores do PSDB dizem que erraram ao criar a CPI Mista do Cartão Corporativo. A comissão deveria ser no Senado, onde a maioria do governo é fluida. Ao final da reunião da Executiva do PSDB, o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), cobrou o deputado Carlos Sampaio (SP), autor do requerimento de criação da CPI Mista. "Estamos nisso por sua causa", disse Guerra.
Coisas que só acontecem no Rio Grande
Durante um debate de rádio sobre as eleições em Porto Alegre, a candidata Luciana Genro (PSOL) criticou o PT e o PCdoB por causa das alianças. A petista Maria do Rosário reagiu dizendo que o PSOL tinha se aliado com o PV. Um ouvinte lembrou que o líder dos verdes, deputado Sarney Filho (MA), é filho do senador José Sarney (PMDB-AP). Luciana rebateu: "Ele não tem culpa de ser filho de quem é. Eu, por exemplo, sou filha do Tarso Genro", reagiu Luciana.
OS SENADORES petistas Aloizio Mercadante (SP) e Delcídio Amaral (MS) disputam a indicação para a relatoria do Orçamento da União.
AUTOR do requerimento de criação da CPI da Pedofilia, instalada esta semana, da qual é presidente, o senador Magno Malta (PR-ES) tenta pavimentar sua reeleição. Ele foi eleito para o Senado na esteira da CPI do Narcotráfico, na Câmara.
O SECRETÁRIO de Saúde Osmar Terra (RS) foi reeleito presidente do Conselho Nacional de Secretários estaduais de Saúde (Conass). Sua prioridade é aprovar a proposta de regulamentação da Emenda 29, da Saúde, que está no Senado.
Não é mais aquele
O PSOL está pensando em rever a regra de só aceitar doações eleitorais de pessoas físicas. Candidato no Rio, Chico Alencar quer que o partido permita que seus candidatos recebam dinheiro de micro, pequenas e médias empresas.