Título: Em BH, PT aprova aliança com Aécio
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 31/03/2008, O País, p. 4

Grupo do prefeito Fernando Pimentel derrota tese da candidatura própria

BELO HORIZONTE. Os militantes do PT em Belo Horizonte optaram pela aliança com o PSDB do governador Aécio Neves para a disputa das eleições municipais deste ano. Ontem foram eleitos os 400 delegados que vão decidir a tese defendida pelo partido. A chapa 2, ligada ao atual prefeito Fernando Pimentel e à direção municipal do PT, venceu com 85% dos votos, contra 15% para a chapa 1, do grupo que defendia a candidatura própria, liderado pelo ex-deputado estadual Rogério Corrêa. Um terceiro grupo, ligado ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que defendia um maior debate, desistiu da disputa.

Cerca de 2.400 petistas compareceram às urnas. O presidente do PT em Minas, Aluízio Marques, diz que o resultado reflete a vontade dos militantes.

- O resultado coroou um processo democrático. Foram mais de 50 debates. O resultado é claro. Os militantes fizeram a opção de aliança apoiada pelo governador Aécio Neves.

A tese vencedora, elaborada pelo prefeito petista, é de aliança com o PSDB, mas com um terceiro partido encabeçando a chapa, o PSB. O nome mais forte é do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Márcio Lacerda. O PT teria o vice. Os adversários da tese alegam que o PT entregaria a cadeira que ocupa desde 1993 e fortaleceria o PSDB na capital.

Marques diz que vai chamar os líderes que não gostaram da decisão para um entendimento.

- Será trabalhado de maneira tranqüila. Não haverá racha. O PT é um partido consolidado. Estaremos dispostos a conversar, mas o resultado está dado.

Embora improváveis, ainda há tempo para mudanças. A escolha será oficializada no próximo domingo, quando os delegados eleitos ontem se reúnem para a votação oficial.