Título: Área pedida pelo Brasil é de quase 50% do território
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 31/03/2008, Economia, p. 17

Embora não vote, brasileiro deu opinião favorável ao caso

Caso o requerimento feito pelo Brasil à Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas (ONU) fosse aceito de maneira integral, a plataforma continental brasileira chegaria a 4,5 milhões de quilômetros quadrados - o que equivale a praticamente a metade da área do território brasileiro emerso, que é de 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

- Nosso pleito é técnico e não político. Além do mais, o país apresentou argumentos fundamentados para reivindicar a extensão da plataforma continental - afirma Marcos Gorini, da Mag Empresa, uma companhia especializada em extensão da plataforma continental.

Apesar de contar com um brasileiro à frente da comissão, o Brasil não pode considerar que o jogo está ganho, antecipa o capitão-de-fragata reformado da Marinha do Brasil Alexandre Tagore:

- Por ser brasileiro, não pude fazer parte das subcomissões que examinaram a proposta brasileira. Mas opinei favoravelmente à nossa proposta, sem o menor constrangimento.

Estudos de Tagore sobre o Brasil começaram em 1991

Desde meados dos anos 70, Tagore trabalha com atividades ligadas ao mar. Considerado um especialista internacional no assunto, esse oficial da reserva começou a elaborar um estudo sobre o estabelecimento dos limites exteriores da plataforma continental dos estados costeiros para ONU em 1991.

Membro da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), Tagore - que contou com o apoio irrestrito da Marinha e do Ministério das Relações Exteriores à presidência da comissão - disputou o cargo com o malaio Abu Bakar Jaafar. O terceiro concorrente, o mexicano Carrera Hurtado, desistiu da disputa. Seus votos foram transferidos para Tagore, que, ao fim da disputa, contou o apoio de 19 dos 21 membros da comissão.(Liana Melo)