Título: Ministério da Justiça deve mandar Volks fazer recall de veículos Fox
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 31/03/2008, Economia, p. 20

Operação atingiria 400 mil carros. Consumidores tiveram dedos decepados

SÃO PAULO. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, fará, nesta semana, uma reunião com representantes do Ministério Público (MP) e dos Procons estaduais para definir uma punição para o caso Fox, da Volkswagen. Consumidores tiveram dedos decepados ao tentar baixar o banco traseiro do modelo. O DPDC não considerou a instalação gratuita de uma peça adicional que evitaria eventuais erros na operação como suficiente para prevenir novos acidentes com consumidores. Por isso, a decisão deve ser no sentido de fazer a Volks realizar recall dos cerca de 400 mil veículos Fox espalhados por todo o país. Os primeiros registros de acidente (foram oito até agora) surgiram em 2006.

A instalação de um anel de borracha que esconde a argola de metal que teria decepado parte dos dedos de proprietários do Fox foi vista como paliativa pelos técnicos dos órgãos de defesa do consumidor. Caso não haja acordo para a realização do recall, a Volks poderá receber uma multa cuja valor varia de R$200 mil a R$3 milhões.

- Não estamos satisfeitos com o que a Volkswagen fez até agora. É interessante, mas não afasta a realização de um recall - afirmou o diretor-geral do DPDC, Ricardo Morishita.

Demora ocorreu porque havia processos em vários estados

Segundo uma fonte que tem acompanhado o processo, a demora dos órgãos fiscalizadores em tomar uma providência se deveu à necessidade de juntar os diversos processos abertos pelos Procons e Justiça estaduais. Em São Paulo, por exemplo, o relatório do Procon foi enviado na semana passada ao DPDC. A avaliação geral é de que as medidas tomadas pela Volks foram "insuficientes frente aos problemas do Fox". Além de recomendar medidas para melhorar a comunicação com os consumidores do modelo, o órgão paulista também sugere a realização do recall.

A Volks informou ontem, através de sua assessoria de imprensa, que só vai se manifestar após o anúncio oficial do DPDC.