Título: França monta operação para libertação de Ingrid Betancourt
Autor:
Fonte: O Globo, 31/03/2008, O Mundo, p. 21

Governo enviou avião à Guiana e diz ter aeronave pronta para voar

PARIS. A França montou uma grande operação para a possível libertação da ex-senadora franco-colombiana Ingrid Betancourt pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que incluiu um avião equipado com aparatos médicos. Desde que o governo de Álvaro Uribe acenou com a possibilidade de trocá-la por guerrilheiros presos, a liberação de Ingrid parece iminente. Mas o avião enviado pela França na última sexta-feira à Guiana Francesa retornou vazio ontem ao país, frustrando as expectativas.

O governo francês informou, no entanto, que tem uma outra aeronave em seu território pronta para decolar a qualquer momento. Um porta-voz do presidente Nicolas Sarkozy afirmou que o retorno do Falcon 900 - que estava na base militar de Rochambeau - "não prejudica em nada a evolução da resolução da questão dos reféns" em mãos das Farc.

Avião foi enviado por decisão do presidente Sarkozy

O Falcon 900 pertence ao Ministério da Defesa e, por razões internas de funcionamento, "não pode permanecer eternamente" na Guiana Francesa. Por isso, acrescentou o porta-voz, se decidiu pelo seu retorno ao país. Ele frisou, no entanto, que há outro avião igualmente equipado com aparatos médicos pronto para "decolar a qualquer momento" se for necessário para o resgate de Ingrid.

A aeronave aterrissou em Rochambeau na madrugada de sábado por decisão de Sarkozy "a título de precaução", para que a refém pudesse "receber imediatamente cuidados médicos apropriados" e ser levada o mais rapidamente possível a um hospital.

Informações sobre o preocupante estado de saúde da ex-senadora, refém das Farc desde 2002, vêm se multiplicando ultimamente na Colômbia. Semana passada foi divulgado que, em fevereiro, membros do grupo guerrilheiro a teriam levado a um posto de saúde no município de San José del Guaviare para que fosse atendida. Testemunhas presentes informaram que a ex-senadora sofreria de hepatite B e leishmaniose.

Parentes de Ingrid temem que seu estado de saúde seja ainda mais grave do que o divulgado. Para eles, a súbita maior disposição de Uribe de orquestrar um intercâmbio humanitário entre reféns das Farc e guerrilheiros presos indicaria um risco iminente de morte da ex-senadora.

O primeiro-ministro da França, François Fillon, afirmou ontem que o seu país está redobrando "os esforços para conseguir a libertação de Ingrid, sobretudo porque seu estado de saúde é cada vez mais difícil", segundo as informações disponíveis. Fillon não falou especificamente sobre o avião, mas garantiu "ter os meios técnicos necessários permanentemente para responder a todas as situações".

Como parte da operação montada, o governo francês confirmou oficialmente ontem a disposição de receber no país eventuais guerrilheiros libertados.

França está disposta a "acolher" guerrilheiros das Farc

Fillon afirmou que a França está disposta a "acolher" membros das Farc para conseguir a libertação de Ingrid e disse considerar "muito importante" a proposta da "troca humanitária" feita pelo presidente colombiano.

- Isso já foi dito a Álvaro Uribe e ele mesmo o citou em sua última intervenção: a França está disposta a fazer tudo o que for necessário para garantir a libertação de Ingrid Betancourt - afirmou Fillon em entrevista à emissora de TV TF1. - E acolher militantes das Farc faz parte desse esforço.

Fillon disse ainda que o presidente colombiano "fez uma oferta muito importante às Farc, já que se dispôs a soltar um grande número de presos políticos em troca da liberação de Ingrid".

- Por isso, sentimos que, progressivamente, estão sendo dadas todas as condições para essa libertação - disse Fillon, em alusão ao decreto assinado por Uribe.

Fillon garantiu que os guerrilheiros que se desarmarem e entregarem reféns não irão presos.