Título: Lula também não sabia
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 29/03/2008, O País, p. 3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atravessou as duas maiores crises políticas de seu governo responsabilizando "traidores" a quem, porém, nunca deu nome.

- Fui traído porque alguns companheiros tiveram um comportamento que não coadunava com a história do PT - declarou, em novembro de 2005, reconhecendo a prática de caixa dois no partido em meio ao escândalo de corrupção envolvendo ministros e dirigentes petistas no mensalão.

Em dezembro, resumiu:

- Não interessa se foi A, B ou C. Todo o episódio foi como uma facada nas minhas costas.

Lula também se disse traído na crise causada pelo envolvimento de petistas na compra de um dossiê que supostamente incriminaria tucanos por envolvimento com a máfia dos sanguessugas, na campanha à reeleição, em 2006. Depois de definir os petistas envolvidos na negociação como "um bando de aloprados", Lula chegou a se comparar a Cristo e Tiradentes:

- Não será o PT o único partido a ter companheiros que cometam erros. Numa mesa de 12, um traiu Jesus Cristo e, na mesa dos inconfidentes, um traiu Tiradentes. Mas as idéias deles permaneceram - declarou, em setembro de 2006.